Realmente espero que o Inmetro tenha parâmetros técnicos mínimos que não sejam influenciados pelo ambiente de teste.
Pode ter alguma relação sim. Mesmo com a diferença grande de autonomia entre as versões, a diferença de cada uma pro WLTP parece consistente.
Provavelmente estão mudando pra pista de teste pra ter um controle melhor e um resultado mais factível de se reproduzir.
Agora testa a dúvida. Vão reavaliar os carros já avaliados? De certa forma, os modelos atuais são “penalizados” nessa avaliação.
Para chegar a 400km de autonomia na estrada com o dolphin plus é bem custoso. Nem de longe consigo rodar a 100km/h. Tem que se policiar o tempo todo. O teste desse proprietário do Aion V teve outro perfil: ele não se importou muito com economia.
Questionei ele sobre os parâmetros de direção, ele escreveu que o piloto automático estava a 100km/h (ou 110, não tenho certeza).
Pior que um erro de digitação explicaria bem mesmo!
430 - 27% = 313!
Essa é mais ou menos a média sempre do inmetro no calculo dos carros.
Então, não acho que uma mudança na forma como “calibram” os dinamômetros deveria gerar uma discrepância tão grande assim. Digo, é de se esperar que uma mudança na forma como os testes são realizados gere também uma mudança nos resultados, mas daí a mudar tão drasticamente acho um caminho longo demais…
Mas tem algo mais nessas medições dos Geely. Mesmo no WLTP, não faz sentido uma diferença tão grande entre versões tão similares. Mesmos números de potência/torque, mesma bateria, uma diferença de peso em ordem de marcha de míseros 50kg, o que resulta em um 0-100 0,2s mais lento.
Alguém comentou que justificaram a diferença pelo nível de equipamentos, mas será que o Inmetro testa o carro com massagem, ventilação nos bancos, e tudo mais? Será possível que os sistemas de assistência tenham um impacto tão grande assim na autonomia de um EV? Muitas perguntas e pouquíssimas respostas.
O que desanima no Aion V foi a marca ter falado no lançamento que o carro contava com apple CarPlay sem fio e suspensão traseira independente multilink, enviaram a ficha técnica errada com os dois itens para as concessionárias e depois na calada da noite mudaram no site oficial. Fui semana passada na concessionária e continuam passando a ficha técnica errada pq a montadora não avisou ninguém dos erros da ficha técnica original.
Isso me desanimou completamente de olhar qualquer outro carro da marca, montadora já chegou no Brasil mentindo especificação do carro, como dar meu voto de confiança na marca?
Para mim a limitação da garantia da bateria em 150 mil KM me pareceu um vacilo tbm.
Eu tendo a concordar, mesmo que pela minha média de uso, seja pouco provável que eu atinja isso antes dos 8 anos de uso.
Algo me diz que esse tipo de limitação é mais para limitar uso severo e, de certa forma, mostra uma intenção de se eximir de responsabilidade com quem roda muito…
Exato, porém afeta demais o valor de revenda do carro…
O povo já tem preconceito com carros elétricos, grande maioria acredita que a bateria vai morrer passado a garantia.
Então, ao colocar essa limitação, só reforça isso…
Sinceramente acho que eles aumentarem a KM da garantia pouco afetaria a marca em questão de custos … a não ser que eles não se garantam com a bateria mesmo (mas aí já é um problema maior).
Bem por aí, quer limitar, mete 200-300k e boa. Talvez essa garantia ilimitada da BYD seja exagero? Talvez, mas limitar em 300k e não limitar, no final do dia dá praticamente na mesma porque a esmagadora maioria dos usuários nunca vai chegar no limite…
Concordo. A GAC foi uma empresa que preparou tanto terreno para chegar no Brasil, abriu centro de distribuição de peças quase 6 meses antes de trazer os veículos, fez parcerias com universidades e com o governo, promessas de investimento e produção local e, na hora de lançar os veículos, parece que não sabe o que está fazendo…
Sobre a Geely, num dia vi a notícia de que ela faria a parceria com a Renault, logo em seguida divulgaram os modelos e já tá aí fazendo reserva. Só ontem, vi mais de 10 vídeos no Youtube com a avaliação e teste do EX5 pelos canais especializados e, do Aion V, que já tá no mercado a mais tempo, quase nada. O máximo que achei foi um teste drive em Interlagos e alguns vídeos de quem já comprou e recebeu, como o que o colega postou acima, fora isso, só avaliação dentro da concessionária.
Isso mostra que o pessoal tá pouco interessado se a empresa vai ou não investir no Brasil, porque a Geely chegou vendendo, tem um bom custo-benefício, o apoio da Renault, e tem vários interessados. Já a GAC, com tudo que fez anteriormente, não conseguiu o mesmo engajamento.
Nos vídeos de teste que vi do EX5 ontem, na grande maioria, falaram da suspensão muito macia. Teve um que passou num buraco e ouviu uma batida seca, e outro que testou em velocidade e mostrou o carro balançando. Por outro lado, teve um canal que testou ele numa pista e disse que a suspensão parece progressiva, mas todas essas avaliações são superficiais.
Já no Aion V, nem os vídeos estrangeiros que assisti conseguiram explicar a suspensão direito. A estrutura é de eixo de torção, mas não é só isso, tem alguns outros componentes para melhorar a dinâmica. Nos testes (estrangeiros), falam que é uma suspensão bem acertada e firme. A GAC poderia usar isso a favor na divulgação, principalmente se existe alguma inovação que torna essa suspensão tão boa, mesmo sendo eixo de torção. Novamente, foram avaliações superficiais e não encontrei ninguém que tenha feito um teste específico sobre isso.
Pessoal, minha esposa decidiu deixar para a ultima hora, hoje, comprar o Yuan Plus mas não encontro mais a oferta de 199k, apenas a linha 2026 a 235k. Eu disse a ela que ela poderia pegar o Yuan Pro a 259k e aplicar estes 75k para adquiri outro de categoria superior daqui ha uns 3 anos. Sei que tem Omoda, GAC e Geely chegando, mas acho que sao muito recentes ainda e a BYD me passa mais confianca em termos de rede de assistencia, tempo de mwrcado, ja sabenos das qualidades dos veiculos muito testados e etc.
Sei que perderemos algumas opções de tecnologia e conforto, mas para quem como ela usa 95% do tempo cidade percorrendo perto de 50km por dia, acho que fica de bom tamanho. Nossa opção de viagem mais comum é de cerca de 300km, uma ou 2 vezes por ano. O que acham?
@pvitorinosantos é muito pessoal… se você e principalmente sua mulher estão mais confortáveis com o Yuan, vai em frente.
Essas outras que estão chegando eu esperaria mais um pouco também e ver o que vão fazer até o fim do ano que vem, quando a alíquota do imposto sobe para 35%. A BYD parece a mais comprometida até agora, vamos ver.
Pessoalmente acho que uma opção melhor que o Yuan Pro é o Dolphin Plus, por 10k a mais vc vai levar todos os itens de segurança a mais e desempenho que vc teria no Yuan Plus de 235k, com exceção da cara de SUVzinho.
Até o porta malas do Dolphin Plus é maior que o do Yuan Pro.
To com o @Br_Robot nessa. Não consigo ver o argumento do Yuan Pro como opção ao Dolphin Plus na mesma faixa de preço. É, literalmente, abrir mão de itens de conforto, segurança, autonomia, por um “SUV”.
Mas como também mencionou o @julio, é uma coisa de preferência pessoal mesmo. Ter uma altura extra do solo geralmente é um ponto positivo pra mulher, especialmente.
Sobre as novas. Eu estava até meio instigado pelo Geely EX5, mas depois que vi uns testes, e todo mundo reclamando da suspensão mole demais, já perdi até a vontade de fazer o test drive…
Fora isso, apostar nas novas é sempre um tiro no escuro, pode ser que acerte, mas a chance é grande de o carro não vender muito bem e rolar uma re-precificação, como aconteceu com o Yuan Plus ou Megane E-Tech.
Ela quer um SUV elétrico… ela decidiu aguardar, porque ficou preocupada com a baixa autonomia do Yuan Pro.
Acredito que as mulheres preferem os SUVs por causa de sua altura para dirigir, que dá mais confiança. É uma pena, ela podia considerar o Zeekr X, primo luxuoso da Volvo, custa um pouco mais que o Yuan Pro (272k), se tivesse mais jeito de SUV. E o EX30, vcs consideraram? Esse tem mais cara de SUV.
@pvitorinosantos acabei de ver o próximo carro da sua esposa: o MGS5.
E o esportivo Cyberster vai ser seu ainda!
Que coincidência! Ontem passei em frente a concessionária da GAC e vi um carro vermelho com a porta aberta pra cima em exposição, quando procurei, vi que era esse Cybester.
Será que a GAC e a SAIC (representando a MG) vão operar em parceria no Brasil?