Vc deve ter visto o GAC Hyptec SSR, não?
A unidade que eles trouxeram pra demonstração é vermelha…
Vc deve ter visto o GAC Hyptec SSR, não?
A unidade que eles trouxeram pra demonstração é vermelha…
Duas correções.
O Yuan Pro é o mais barato, o mais caro é o Plus. Sim, confuso pra cacete.
E o Zeekr X tá partindo de 298k. ![]()
É, se a carroceria é um ponto tão importante, não tem o que fazer mesmo.
O que tem asas de gaviota é o HT na versão ultra.
Sim, você tem razão, eu não conhecia o Hyptec SSR! Na hora que passei, estranhei porque pensei que o Hyptec diferenciado era só o com asa de gaivota, daí pesquisei e encontrei o Cybester, que é bem parecido numa olhada rápida.
O consumo do Aion V na ordem de 18kw/100km parece consistente…
Ele foi lançado por R$ 272.000, não venderam quase nada e reajustaram o preço em 26 mil, uau.
Então, mesma lógica da escassez artificial, só que no preço.
Hoje ele postou o final do teste, rodou 252km usando 62% da bateria, na velocidade da via, entre 110km/h e 120km/h e com um trecho de serra. Isso manteve os 18kW/100km e daria uma autonomia total de 400km.
Também achei o valor bom para a estrada, provavelmente em trecho urbano, no limite, chegue a 500km.
Um ponto negativo é a falta de informações da viagem, gráfico de consumo e o mais básico, porcentagem da bateria… Ele só viu quanto ainda tinha disponível quando colocou pra carregar. Imagino que essas informações possam ser obtidas no OBDII, mas não é o ideal.
Concordo quanto à falta de informações da viagem e tal, mas quanto a porcentagem da bateria eu prefiro que não mostre mesmo. Sendo a porcentagem uma estimativa, é uma informação que acaba gerando ansiedade e informações imprecisas como km/% que faz um total de zero sentido.
Quanto a autonomia. Eu achei bem ruim. Como já comentaram aqui, é a mesma autonomia do Dolphin Plus, mas com mais bateria, o que significa que vai demorar mais pra carregar e, em carregadores pagos (especialmente os rápidos), vai custar mais caro também.
Mas o consumo do Dolphin Plus na estrada, entre 110km/h e 120km/h também não gira em torno de 18kW/100km? Se o consumo é o mesmo, então a autonomia ficaria 25% maior, proporcional a bateria. A vantagem do Dolphin Plus é no carregamento em casa mais rápido (até 11kWh, se a pessoa tiver essa disponibilidade), daí realmente o Aion V levaria mais tempo para carregar.
Era de se esperar que o Aion V, sendo mais moderno, fosse mais eficiente e tivesse menor consumo/100km, mas eu chutaria que por ser SUV e pelos quase 300kg extras, uma coisa afeta a outra, é a tal da conta do combustível de foguete de novo. Esse peso peso extra deve fazer diferença no trajeto urbano e aumentar o consumo em relação ao Dolphin Plus, mas só vamos saber com mais testes e relatos.
Meu consumo em estrada com o Dolphin Plus fica quase sempre abaixo dos 15kw/100km, o que daria uns 20km de autonomia a menos que o Aion V.
É a conta do combustível de foguete mesmo. Aumenta a capacidade, aumenta o peso, aumenta o consumo. Talvez esse seja um dos grandes motivos pra não vermos tantos carros com baterias de 100kw ou mais, tirando o espaço físico, claro. Deve haver um limiar ali onde a curva se estabiliza a ponto de não valer mais a pena o aumento de capacidade em função do peso…
To tentando cavar um empréstimo de um dia ou pelo menos algumas horas com a concessionária, pra tentar fazer um teste de autonomia pra eliminar diferenças na forma de condução e tal.
Viajo bastante com meu dolphin plus. Para manter os 400km de autonomia, o acelerador é meticulosamente controlado. Nada de andar distraído a 100 km/h em rodovia. Quando estou em trechos planos, e sem vento contra, consigo estabilizar a velocidade a 94, 95, 96 km/h. Em subidas, principalmente serras, deixo cair a velocidade, para não haver queda acentuada da carga acumulada na bateria. Veja, 400 km em rodovia já está 21% acima da autonomia divulgada pelo INMETRO. É um incremento considerável. O Aion V, por sua vez, já parte de 389 km pelo INMETRO. Não me estranha se ele rodar 450 km rodando a 95 km/h.
Geralmente eu consigo essas médias andando 99% do tempo no ACC travado a 100km/h.
Faço 350km de autonomia no máximo em estrada, com ACC a 110km/h, maioria do trecho é plano. Esses 10km/h de diferença deve dar esses 50km.
Eu faço um trecho corriqueiramente de 515KM. Quando surgir um carro ( preço exequível) que garanta esses KM sem precisar nova carga, troco meu D.Plus
Como o seu “preço exequível” pode ser maior que o meu, não custa comentar que o BMW iX tem uma autonomia de 528km pelo Inmetro.
Fico pensando, se a autonomia é tão importante, não é melhor partir para um hibrido? Senão vai ser sempre range anxiety, desenvolver técnicas para esticar a autonomia, ACC, vai ser mais você servindo o carro do que o carro te servindo.
Eu comprei um VE porque só uso na cidade, e para viagens longas temos opção a combustão em casa. Se fosse para ter um só carro, ou ter um carro que precisasse rodar centenas de km num dia, eu teria ido de híbrido, apesar de não gostar deste tipo de carro. Mas isto sou eu. ![]()
Seu ponto é válido. Eu não me vejo ficando refém da autonomia, nem mudando minha forma de condução drasticamente em função disso.
Eu ando com o Dolphin Plus do mesmo que andava com o Nivus, alguns ajustes, mas não faço como uns loucos aí que pegam a Dutra a 75km/h pra ampliar a autonomia.
Olhando apenas tamanho de bateria e a autonomia especificada pelo inmetro, não me assustaria nada o Aion V fazer 450 km sem muitas dificuldades.