Qual upgrade do Dolphin faz mais sentido pra você?

Atualizando… ela mudou de ideia (eita, mulheres) e resolveu comprar o Yuan Pro por 159,8k azul (que parece verde) com documentação, película, carregador de tomada (já temos wallbox) e R$1.000,00 em acessórios inclusos..
Como ela queria um SUV e queria um BYD, porque já conhece e confia na marca, achei uma boa opção. Afinal de contas, são 75k a menos, uma grande diferença e como o perfil dela é de pouca quilometragem e quase sempre urbano (viajamos pouco), acredito que foi uma boa escolha.
Agora, não encontrei nenhum fórum como este aqui que trate do veículo, com informações relevantes, dicas, etc.

2 curtidas

Boa. Acho que ela fez uma boa escolha. Acho que o fórum é esse aqui mesmo. A maioria aqui é dos Dolphins, mas não tem tanta diferença em muitos aspectos, e também tem uns donos de outros modelos também, incluindo o Yuan Pro.

2 curtidas

Como já comentado eu também achei 18kW/100km coisa de mais.

Vai manter o carro em 416km de autonomia na estrada e te forçar a ter que esperar mais pra carregar.

No meu Dolphin Plus eu viajo bastante, ando a 110 ou 120 e acho mais fácil fazer média de 400 km dele na estrada do que na cidade que no meu caso é BH e tem muito morro.

Estou querendo ver uns testes mais reais desses no EX5. Ver se fica entre 14 e 16kW para 100km para mater a autonomia sem uma bateria maior.

Aion V não gostei de várias coisas, autonomia é só mais uma.

Hoje fiz o test drive do EX5.
Achei bem bom.
Os modos Eco / Normal / Sport achei mais ajustado que no Dolphin Plus. No Sport por exemplo não sai cancando pneu atoa, mas entrega uma potencia boa.
E o ECO serve bem para o dia a dia, não é fraco mesmo em subidas, então está bem ajustado.

A suspensão como qualquer chinês não é firme, mas não achei tão mole quanto as da BYD. Então foi positivo.

O Head Up Display é grande e melhor do que do Seal e Aion V. Ele mostra com detalhes os carros, motos ao redor, tipo deseca cada um certinho, não é só o alerta que tem algo do lado.

Só estou na dúvida da autonomia dele ainda. Só achei pessoas lá de fora mostrando a autonomia mas a variação é grande de um teste para o outro. Eu imagino que faça 350 a 390 km, mas vai saber…

Sobre a parte financeira, o bônus de 10 mil do lançamento não tem mais.
E tinha uma condição de pagar 60% e financiar o resto em 24x com juros zero (só com IOF e TAC). Esses 24x cairam para 12x.

2 curtidas

Comparada a do Dolphin plus, ainda é mais firme? Ou comparado aos BYD em geral?

Se comparar com outras marcas a venda no Brasil é mais calibrada pra o conforto e um pouco mole ainda. Mas mais firme que o Dolphin Plus. Mas eu gostei da suspensão. Tem um youtuber que comentou que dos chineses a GWM e Geely estão mais acertados em suspensão para o Brasil, mas não aindei no GWM pra saber. E que a dirigibilidade do EX5 é similar ao Volvo que é da mesma empresa, então isso é bom.

Outra coisa que lembrei: a regeneração do EX5 tem o pequena / média / alta da BYD, mas também tem um AUTO que aumenta a intesidade se o carro tiver mais rápido e diminui se estiver mais devagar (similar a algo que sugerimos aqui no fórum para a BYD).

1 curtida

Estou na mesma. Viajo constantemente com o D.Plus e o consumo está cravado em 13.4 kWh/100 km, média de 7mil km. 400km sem me preocupar. Ele é muito eficiente, isso é inegável.

Achei “curioso” terem limitado o torque do Aion V, enquanto todos os concorrentes permanecem na faixa de 300-340Nm. Existe algum motivo técnico que desconhecemos. Pra um carro de 2ton isso faz diferença. Fora isso, parece um baita produto, apesar de pecar na eficiência, e esses deslizes da ficha técnica.

Como estou mais inclinado no EX5 e já fiz até pré-reserva andei vendo uns vídeos de fora para entender o que mais me preocupa: descobrir o consumo já que no Brasil só tem o carro para test drive e ninguém fez teste de consumo ainda.

Se na estrada o EX5 tivesse um consumo do Aion V (que parece que é 18kwh), seria bem ruim comparado com o Dolphin Plus. O que está parecendo é que o Aion V veio com bateria maior porque não é tão eficiente em consumo.

E quero fazer upgrade do tamanho do carro, mas manter perto dos 400km de média do Dolphin Plus.

Achei o vídeo abaixo da Indonésica onde a pessoa faz dois trechos grandes de viagem de mais de 500km.

No primeiro ele fez 14.6 kwh para 100km e no segundo fez 13.5 kwh para 100 km.
Isso dá 410 a 444 km de autonomia.

PARECE, por enquanto que o EX5 é bem eficiente, estilo Dolphin Plus… ele é ~100 kg mais pesado que o Dolphin Plus, o carro estava com 5 pessoas. Pelo vídeo parece que ele viajou entre 100 e 110 km/h quando não tinha trânsito.

Não dá para cravar ainda porque vi um outro vídeo da Autralia que duas pessoas viajando fizeram 17kwh para 100km que dá autonomia de 350km com o EX5. Mas considerando que pode ser o pé de cada um, relevo, etc… Mas me pareceu bons números em uma primeira análise.

2 curtidas

Uma outra coisa do test drive do EX5 que não sei como explcar… mas quando peguei a S10 de um colega emprestado para carregar algo na caçamba, tive a sensação de estar dirigindo um caminhão…

Quando fiz test drive no Song Plus, achei grandão de mais também, sensação de dirigir um onibus. Com o Aion V foi mais ou menos assim. Não é só o tamanho do carro, mas acho que tem a ver com a altura e o que a gente vê do capô.

O EX5 achei mais parecido o estilo de dirigir com Jeep Compass e HRV. Ou seja: não deu a sensação de ser maior do que precisa. Isso também achei bom para mim que os últimos dois carros foram Nivus e Dolphin Plus. O EX5 resolve o problema do conforto nas viagems e porta malas e não é um grande que incomoda.

1 curtida

Um dos maiores problemas do EX5, pra mim, é o fato de não ter estepe. O porta malas não me pareceu muito grande, ao colocar um estepe lá vai comprometer bastante. O Dolphin Plus dá pra se virar com um estepe temporário.

Verdade, apesar do porta malas ter 2 andares, o andar de baixo não cabe um estepe.

Para cidade eu não faço tanta questão do estepe, mas para viajar é importante sim. Minha esposa fica no pé com isso também hehe

O porta malas do EX5 tem 461 litros, do Dolphin Plus tem 345 litros. Maior é, mas a disposição não ajuda tanto.

Vou tentar fazer o que fiz no Dolphin Mini da minha esposa, colocar lá no fundo, preso na parede do banco. No Dolphin mini esse jeitinho brasileiro ficou muito bom:

Foi exatamente as considerações que fiz ao comprar meu Dolphin Plus. Sem dúvida o melhor custo-benefício. A única crítica que faço é a altura das portas que raspam em calçada alta. Mas parece que isso acontece no GS, também.

Pessoalmente acho que uma opção melhor que o Yuan Pro é o Dolphin Plus, por 10k a mais vc vai levar todos os itens de segurança a mais e desempenho que vc teria no Yuan Plus de 235k, com exceção da cara de SUVzinho.

Até o porta malas do Dolphin Plus é maior que o do Yuan Pro.

1 curtida

O plano de revisão do Geely EX5 é a cada 20 mil km ou 1 anos. Confirmei na concessionária.

Fiz o test drive no EX5 e tive a mesma impressão. Achei o carro excelente e bem acertado na suspensão. Sem falar que a Geely tem participação acionária na Renault. No Brasil o pós-venda será de responsabilidade da Renault, mas com concessionárias independentes.

Só um ponto, a Geely não tem participação acionária na Renault. Ela tem participação minoritária na Joint Venture que foi criada apenas no Brasil pelas duas marcas.

Mas a Geely é dona de várias marcas ótimas, Volvo, Zeekr, Smart, Polestar, Lotus. Lynl & Co e por aí vai. É uma marca extremamente forte.

1 curtida

Fora essa parceria no Brasil que espero que acelere montar os carros da Geely aqui, a Renault e a Geely tem outras duas parcerias no mundo:

• A Horse Powertrain que é uma fabrica de motores com foco em motores de baixa emissão de carbono. Cada uma é dona de 50% e vai fazer motor para as duas empresas;
  • A Renault Korea Motors na Korea do Sul tem uma parceria com a Geely tipo essa do Brasil. A fabrica da Renault lá faz carros da Geely. O caminho lá foi a Geely ser sócia da Renault na Korea. Acho que é tipo o que fizeram aqui.
1 curtida

Perfeito. Eles eles chamam de acordo de cooperação estratégica no Brasil entre Renault Group e Geely Holding Group (“Geely Holding”), conforme release de 17/02/2025 (Sala de Imprensa Renault).

Na internet já há testes da vida real do Aion V tratando de autonomia. São bons números. Tem um cidadão que mora em Campinas e vai a SP diariamente. Rodando a 100 km/h no piloto automático, o carro estava com autonomia projetada de 550 km, AC desligado, sem bagagem e sem passageiros. Ao menos até agora, dos dois proprietários na internet que estou acompanhando (não sou torcedor do carro), a autonomia medida está além das expectativas. Para fazer 400 km de autonomia, precisa acelerar bem, acima de 110 km/h.

1 curtida

Eu sempre questiono a autonomia projetada do carro. O número mais confiável pra isso é sempre o kw/100km. Não vi esse vídeo em específico, acho até que seria um bom comparativo pra mim pois meus trechos de estrada são mais nessa linha, porém os demais sempre acusam 18kw/100km, enquanto o carro acusa autonomia maior…

1 curtida

Tenho acompanhado esses vídeos e os resultados estão bem parecidos com o Dolphin Plus que acompanhei aqui no fórum:

• Rodando por volta de 120km/h - 18,5kW/100km - Autonomia projetada de 405km;
  • Rodando por volta de 100km/h - 15,5kW/100km - Autonomia projetada de 484km.

O problema é que a central parece perder toda a memória ao desligar o carro. Não tem Trip A/B e até perde o sincronismo com os medidores de pressão do pneu. Por esse motivo, o carro deve projetar a autonomia sempre com base no padrão de 100%=602km, que é o valor que tenho visto em todos os vídeos, e não atualiza esse valor de acordo com a realidade.