Atualizando… ela mudou de ideia (eita, mulheres) e resolveu comprar o Yuan Pro por 159,8k azul (que parece verde) com documentação, película, carregador de tomada (já temos wallbox) e R$1.000,00 em acessórios inclusos..
Como ela queria um SUV e queria um BYD, porque já conhece e confia na marca, achei uma boa opção. Afinal de contas, são 75k a menos, uma grande diferença e como o perfil dela é de pouca quilometragem e quase sempre urbano (viajamos pouco), acredito que foi uma boa escolha.
Agora, não encontrei nenhum fórum como este aqui que trate do veículo, com informações relevantes, dicas, etc.
Boa. Acho que ela fez uma boa escolha. Acho que o fórum é esse aqui mesmo. A maioria aqui é dos Dolphins, mas não tem tanta diferença em muitos aspectos, e também tem uns donos de outros modelos também, incluindo o Yuan Pro.
Como já comentado eu também achei 18kW/100km coisa de mais.
Vai manter o carro em 416km de autonomia na estrada e te forçar a ter que esperar mais pra carregar.
No meu Dolphin Plus eu viajo bastante, ando a 110 ou 120 e acho mais fácil fazer média de 400 km dele na estrada do que na cidade que no meu caso é BH e tem muito morro.
Estou querendo ver uns testes mais reais desses no EX5. Ver se fica entre 14 e 16kW para 100km para mater a autonomia sem uma bateria maior.
Aion V não gostei de várias coisas, autonomia é só mais uma.
Hoje fiz o test drive do EX5.
Achei bem bom.
Os modos Eco / Normal / Sport achei mais ajustado que no Dolphin Plus. No Sport por exemplo não sai cancando pneu atoa, mas entrega uma potencia boa.
E o ECO serve bem para o dia a dia, não é fraco mesmo em subidas, então está bem ajustado.
A suspensão como qualquer chinês não é firme, mas não achei tão mole quanto as da BYD. Então foi positivo.
O Head Up Display é grande e melhor do que do Seal e Aion V. Ele mostra com detalhes os carros, motos ao redor, tipo deseca cada um certinho, não é só o alerta que tem algo do lado.
Só estou na dúvida da autonomia dele ainda. Só achei pessoas lá de fora mostrando a autonomia mas a variação é grande de um teste para o outro. Eu imagino que faça 350 a 390 km, mas vai saber…
Sobre a parte financeira, o bônus de 10 mil do lançamento não tem mais.
E tinha uma condição de pagar 60% e financiar o resto em 24x com juros zero (só com IOF e TAC). Esses 24x cairam para 12x.
Comparada a do Dolphin plus, ainda é mais firme? Ou comparado aos BYD em geral?
Se comparar com outras marcas a venda no Brasil é mais calibrada pra o conforto e um pouco mole ainda. Mas mais firme que o Dolphin Plus. Mas eu gostei da suspensão. Tem um youtuber que comentou que dos chineses a GWM e Geely estão mais acertados em suspensão para o Brasil, mas não aindei no GWM pra saber. E que a dirigibilidade do EX5 é similar ao Volvo que é da mesma empresa, então isso é bom.
Outra coisa que lembrei: a regeneração do EX5 tem o pequena / média / alta da BYD, mas também tem um AUTO que aumenta a intesidade se o carro tiver mais rápido e diminui se estiver mais devagar (similar a algo que sugerimos aqui no fórum para a BYD).
Estou na mesma. Viajo constantemente com o D.Plus e o consumo está cravado em 13.4 kWh/100 km, média de 7mil km. 400km sem me preocupar. Ele é muito eficiente, isso é inegável.
Achei “curioso” terem limitado o torque do Aion V, enquanto todos os concorrentes permanecem na faixa de 300-340Nm. Existe algum motivo técnico que desconhecemos. Pra um carro de 2ton isso faz diferença. Fora isso, parece um baita produto, apesar de pecar na eficiência, e esses deslizes da ficha técnica.
Como estou mais inclinado no EX5 e já fiz até pré-reserva andei vendo uns vídeos de fora para entender o que mais me preocupa: descobrir o consumo já que no Brasil só tem o carro para test drive e ninguém fez teste de consumo ainda.
Se na estrada o EX5 tivesse um consumo do Aion V (que parece que é 18kwh), seria bem ruim comparado com o Dolphin Plus. O que está parecendo é que o Aion V veio com bateria maior porque não é tão eficiente em consumo.
E quero fazer upgrade do tamanho do carro, mas manter perto dos 400km de média do Dolphin Plus.
Achei o vídeo abaixo da Indonésica onde a pessoa faz dois trechos grandes de viagem de mais de 500km.
No primeiro ele fez 14.6 kwh para 100km e no segundo fez 13.5 kwh para 100 km.
Isso dá 410 a 444 km de autonomia.
PARECE, por enquanto que o EX5 é bem eficiente, estilo Dolphin Plus… ele é ~100 kg mais pesado que o Dolphin Plus, o carro estava com 5 pessoas. Pelo vídeo parece que ele viajou entre 100 e 110 km/h quando não tinha trânsito.
Não dá para cravar ainda porque vi um outro vídeo da Autralia que duas pessoas viajando fizeram 17kwh para 100km que dá autonomia de 350km com o EX5. Mas considerando que pode ser o pé de cada um, relevo, etc… Mas me pareceu bons números em uma primeira análise.
Uma outra coisa do test drive do EX5 que não sei como explcar… mas quando peguei a S10 de um colega emprestado para carregar algo na caçamba, tive a sensação de estar dirigindo um caminhão…
Quando fiz test drive no Song Plus, achei grandão de mais também, sensação de dirigir um onibus. Com o Aion V foi mais ou menos assim. Não é só o tamanho do carro, mas acho que tem a ver com a altura e o que a gente vê do capô.
O EX5 achei mais parecido o estilo de dirigir com Jeep Compass e HRV. Ou seja: não deu a sensação de ser maior do que precisa. Isso também achei bom para mim que os últimos dois carros foram Nivus e Dolphin Plus. O EX5 resolve o problema do conforto nas viagems e porta malas e não é um grande que incomoda.
Um dos maiores problemas do EX5, pra mim, é o fato de não ter estepe. O porta malas não me pareceu muito grande, ao colocar um estepe lá vai comprometer bastante. O Dolphin Plus dá pra se virar com um estepe temporário.
Verdade, apesar do porta malas ter 2 andares, o andar de baixo não cabe um estepe.
Para cidade eu não faço tanta questão do estepe, mas para viajar é importante sim. Minha esposa fica no pé com isso também hehe
O porta malas do EX5 tem 461 litros, do Dolphin Plus tem 345 litros. Maior é, mas a disposição não ajuda tanto.
Vou tentar fazer o que fiz no Dolphin Mini da minha esposa, colocar lá no fundo, preso na parede do banco. No Dolphin mini esse jeitinho brasileiro ficou muito bom:
Foi exatamente as considerações que fiz ao comprar meu Dolphin Plus. Sem dúvida o melhor custo-benefício. A única crítica que faço é a altura das portas que raspam em calçada alta. Mas parece que isso acontece no GS, também.
Pessoalmente acho que uma opção melhor que o Yuan Pro é o Dolphin Plus, por 10k a mais vc vai levar todos os itens de segurança a mais e desempenho que vc teria no Yuan Plus de 235k, com exceção da cara de SUVzinho.
Até o porta malas do Dolphin Plus é maior que o do Yuan Pro.
O plano de revisão do Geely EX5 é a cada 20 mil km ou 1 anos. Confirmei na concessionária.
Fiz o test drive no EX5 e tive a mesma impressão. Achei o carro excelente e bem acertado na suspensão. Sem falar que a Geely tem participação acionária na Renault. No Brasil o pós-venda será de responsabilidade da Renault, mas com concessionárias independentes.
Só um ponto, a Geely não tem participação acionária na Renault. Ela tem participação minoritária na Joint Venture que foi criada apenas no Brasil pelas duas marcas.
Mas a Geely é dona de várias marcas ótimas, Volvo, Zeekr, Smart, Polestar, Lotus. Lynl & Co e por aí vai. É uma marca extremamente forte.
Fora essa parceria no Brasil que espero que acelere montar os carros da Geely aqui, a Renault e a Geely tem outras duas parcerias no mundo:
- A Horse Powertrain que é uma fabrica de motores com foco em motores de baixa emissão de carbono. Cada uma é dona de 50% e vai fazer motor para as duas empresas;
- A Renault Korea Motors na Korea do Sul tem uma parceria com a Geely tipo essa do Brasil. A fabrica da Renault lá faz carros da Geely. O caminho lá foi a Geely ser sócia da Renault na Korea. Acho que é tipo o que fizeram aqui.
Perfeito. Eles eles chamam de acordo de cooperação estratégica no Brasil entre Renault Group e Geely Holding Group (“Geely Holding”), conforme release de 17/02/2025 (Sala de Imprensa Renault).
Na internet já há testes da vida real do Aion V tratando de autonomia. São bons números. Tem um cidadão que mora em Campinas e vai a SP diariamente. Rodando a 100 km/h no piloto automático, o carro estava com autonomia projetada de 550 km, AC desligado, sem bagagem e sem passageiros. Ao menos até agora, dos dois proprietários na internet que estou acompanhando (não sou torcedor do carro), a autonomia medida está além das expectativas. Para fazer 400 km de autonomia, precisa acelerar bem, acima de 110 km/h.
Eu sempre questiono a autonomia projetada do carro. O número mais confiável pra isso é sempre o kw/100km. Não vi esse vídeo em específico, acho até que seria um bom comparativo pra mim pois meus trechos de estrada são mais nessa linha, porém os demais sempre acusam 18kw/100km, enquanto o carro acusa autonomia maior…
Tenho acompanhado esses vídeos e os resultados estão bem parecidos com o Dolphin Plus que acompanhei aqui no fórum:
- Rodando por volta de 120km/h - 18,5kW/100km - Autonomia projetada de 405km;
- Rodando por volta de 100km/h - 15,5kW/100km - Autonomia projetada de 484km.
O problema é que a central parece perder toda a memória ao desligar o carro. Não tem Trip A/B e até perde o sincronismo com os medidores de pressão do pneu. Por esse motivo, o carro deve projetar a autonomia sempre com base no padrão de 100%=602km, que é o valor que tenho visto em todos os vídeos, e não atualiza esse valor de acordo com a realidade.