Qual upgrade do Dolphin faz mais sentido pra você?

Percebo nitidamente diferença de aceleração quando se usa acc, a prioridade dele é chegar na velocidade, ignorando se vc está em modo eco, regeneração leve ou algo mais. .. não nada melhor que nosso próprio pé…

A prioridade é manter sim, mas o Dolphin Plus acelera bem mais progressivamente quando no modo eco. Inclusive eu jogo pro Sport pra sair de pedagio ao invés de acelerar “manualmente”.

Ontem eu passei na frente de uma loja que vende carros da Neta, no Alto da Lapa, com test drive e tudo. Me deu muita dó, deve ser bem dificil vender quando sua matriz já quebrou. Quem compra sabe que será o primeiro e ultimo dono do carro e poderá “perdê-lo” a qualquer hora, se alguma peça falhar e não for encontrada, assim o seu valor de venda deve ser ridiculamente baixo. Pior é que o X é muito bonito.

Fiquei pensando, se alguém me oferecesse um Neta X com um super desconto, qual seria o maior valor que eu aceitaria pagar nele? Uns 30 mil reais talvez?

E vocês, quanto pagariam em um Neta X zero km? Ou não comprariam de jeito nenhum?

Pra quem estava reclamando da autonomia do Aion V:

GAC Aion V ganha retoque visual e versão com extensor de autonomia GAC Aion V ganha retoque visual e versão com extensor de autonomia

Talvez seja esse o vídeo.
Como o pessoal comentou essa autonomia projetada não deve ser usada. Isso não é confiável.

O consumo da pessoa no Aion V com ele andando sozinho, sem ar está dando 17 a 18kWh para 100 km.
Esse é o problema que estamos falando aqui, o consumo do Aion V parece alto.
Dá uma autonomia entre 416 e 441km… o que é ok mas ao mesmo tempo é ruim por ter uma bateria maior de 75kWh.
Então ele parece meio beberrão comparado com o Dolphin Plus. Resta saber se todos os SUVs um pouco maiores são assim, mais gastões, mas pelo que vi nos vídeos gringos do EX5 ele parece ter um consumo menor que o Aion V e mais parecido com o Dolphin Plus.

Mas será se isso não é admitir mais o problema? kkkk
Tipo se o Aion V tivesse 60 kWh de bateria ia ficar na cara o problema dele não ser otimizado. Ai colocaram uma bateria maior e deram uma mascarada (anda a mesma coisa mas demora carregar).
Agora colocaram um motor a gasolina no carro para ele virar long range…

Acho que deveriam otimizar a parte eletrônica / motor em vez de ficar criando artifícios.

BTW, o EX5 acabou de lançar uma versão com mais autonomia na China com 68 kWh (a que tem a venda no Brasil é de 60 kWh). Essa versão talvez apareça por aqui no modelo 26/27 porque na China parece que vai substituir a versão mais completa do EX5. A bateria de 60 kWh vai ficar só na versão mais simples parece.

1 curtida

“Acho que deveriam otimizar a parte eletrônica / motor em vez de ficar criando artifícios.”
Concordo. E uma forma muito fácil de aumentar a autonomia é colocar uma bateria maior em um carro mais leve e menos potente como o Dolphin GS.

Eu entendo que carros menores em geral não precisam de mais autonomia porque são veículos mais urbanos, mas eu tenho uma opinião sobre a realidade brasileira: quem tem carro grande geralmente viaja de avião para grandes distâncias, mas pode fazer viagens curtas de carro (±400km).

Quem tem carros menores e mais baratos viajam mais de carro para economizar na passagem. Eu canso de ver hatches pequenos nas estradas como VW Polo e Fiat Argo. Assim, é possível que um Dolphin GS com bateria de 60Kwh seja atraente para o mercado brasileiro. Já o Mini tem um apelo muito mais urbano, acredito que sua bateria esteja adequada.

Meu consumo em cidade com o GS é ±10Kw/100km e ±13km/100km na estrada. Faço viagens de menos de 200km tranquilamente com sua bateria de 45kw, mas uma viagem de 400km já me gera preocupação.

Assim, acredito que um carro menor como o GS poderia ser atrativo com uma bateria de 60kw. Mas geralmente a bateria maior acompanha um motor mais potente, algo que não pessoalmente tenho interesse.

O pior é o Yuan Pro, um carro que acho bem interessante no tamanho, acabamento interno, mas tem um motor mais potente que o GS e uma bateria de 45kw. Nesse caso, o conforto e tamanho adicional, que para mim serviria em viagens mais longas, cai por terra devido ao baixo alcance.

Tambem tenho Dolphin GS, Tambem sinto falta de uma bateria 60 para viagens Curitiba - SP - RJ, mas migrar de 45 kW seria equivalente a ter 2 passageiros extras sempre, talvez o motor precise de algo intermediario entre os 95cv~204cv. Li que o YuanUP tinha um motor de 127ou147cv alem de tomada convencional para banco de tras..

Tambem faco esse consumo com meu carro, evitando abusos, mas em viagem sinto falta do sossego se houvesse esse extensor de range como no bmw i3.. se no Brasil ja nao aluga rack/bagageiro como extra ao alugar um carro, imagina esses itens que nao seriam simples de adicionar..

@bgbraga seus problemas acabaram!! É SUV e tem autonomia no Guiness!

2 curtidas

@Truc_dp isso sim é bateria :winking_face_with_tongue:

Mas acho que quando chegar a bateria de estado solido isso vai ser o comum.
Por enquanto é caro e pesado andar com tanta bateria… mas em alguns anos a gente vai contar rindo que tivemos um carro que andava 400 km.

1 curtida

Também acho que veremos essa situação, baterias de maior capacidade, menores e mais leves, porém isso leva a outro problema, o tempo necessário para recarregar. Hoje, com baterias de 60kwh a 70kwh, temos uma média de 10h a 12h de carga residencial e, mesmo com carros capazes de carregar a 11kw ou 22kw, é muito difícil dispor dessa potência numa residência. Mesmo na estrada, em DC, para um eletroposto conseguir uma potência instalada de 150kw da concessionária é bastante difícil, será pior quanto mais aumentar a demanda por carregadores rápidos.

Para driblar a limitação da concessionária, uma possibilidade seria usar de baterias estacionárias (as mais baratas, recicladas de lítio, de sódio, etc) para, em paralelo com a rede, suprir energia extra durante a carga, como uma “caixa da água” de eletricidade.

Vamos aguardar os próximos capítulos para ver como vão resolver essas questões!

2 curtidas

Concordo que será demorado carregar em casa. Mas em termos práticos, me parece uma questão de se programar. Se uma pessoa só tem disponibilidade de 8-9 horas pra carregar em casa, é só se programar para carregar quando chegar em 50%, por exemplo, ou ir de 10 a 50%.
Meu ponto é, para o ciclo urbano, o que temos de autonomia é mais que o suficiente na maioria dos casos.

2 curtidas

Eu moro numa região onde as cidades são pequenas, porém muito próximas, e para esses deslocamentos, 330 kms de autonomia que meu Yuan Plus me dá são mais que suficientes prá rodar o dia todo, mesmo que tenha que ir a cidades diferentes. Se for só urbano, precisaria recarregar 1 vez por semana e olha lá. Mas essa autonomia de 900kms é perfeita para quem precisa do carro para viajens. Para mim seria o meu segundo carro elétrico, hehehe

TD;DR; A evolução tem que ser no sentido da eficiência, não do aumento da capacidade. Veículos a combustão foram no caminho do downsizing por ser mais eficiente, não no caminho de aumentar tanques.

Eu consigo ver essa autonomia absurda como um “problema” do ponto de vista de degradação da bateria, pelo menos para um carro que se tenha uso diário + viagem…

Pra fazer a calibração da bateria do meu Plus eu tive que organizar uma logística absurda. Por que? Simplesmente porque a autonomia já é relativamente grade demais.

Aos finais de semana eu tento manter o carro carregado, caso decida fazer algum deslocamento de 100-200km no final de semana. A carga que sobra, pode ser suficiente para a semana seguinte.

Dessa vez eu carreguei o carro sexta-sábado, no domingo fui até Campinas (180km ida e volta), já tinha usado um pouco no sábado. Comecei a semana com uns 45% de bateria, na quinta eu ainda tinha 25%, tive que “forçar a barra” pra chegar próximo dos 10% pra fazer uma nova carga sexta-sábado.

Uma bateria de 100kw, ou mais, forcaria esse cenário de manter a carga na ordem de 50% sempre. Aí a pessoa teria que decidir manter entre 50-100% ou entre 0-50%.

Eu acho que uma bateria grande assim só faria sentido pra quem tiver acesso à um carregador de 22kw em casa. Depender de carga AC, além de não ser prático, custa mais caro do que carregar AC em casa…

Eu imagino que mts de vocês aqui são do Sudeste ou de locais que a energia 110v mas aqui no nordeste com energia 220v e energia solar muito disponível, não vejo problemas grandes em carregadores de 22kw nem muito menos de 11kw. Eu fiz a instalação no meu prédio, 60m de distância, o custo que teria a mais sendo trifasico(22kw) seria em torno de 500 reais ou até menos, seria muito pequena a diferença, isso não paga um tanque cheio de um SUV grande.

Baterias grandes vão ser o futuro e não ficaria surpreso de vermos carros servindo como estabilizadores em casa ou sistemas de energia solar que transfiram a energia DC diretamente pro carro, sem passar pro inversor, otimizando o carregamento

De fato, aqui a tensão é 110v, o que já encarece a implantação de um sistema trifásico. Aqui também tenho usina solar, mas precisa seguir a tensão da concessionária, no final acaba ajudando no custo sem benefício para potência…

Essas baterias grandes também se tornam um problema em carregamentos públicos, durante viagens. Dado que levaria muito mais tempo pra carregar, e ainda ocuparia o carregador para outros por mais tempo.

Em se popularizando esse tipo de bateria, precisaríamos de ainda mais infra, tanto na oferta quanto na potência dos carregadores. Se tivermos mais opções com potências mais altas, será que ainda precisamos de tanta capacidade? Com tanta disponibilidade de combustível, nunca vimos tanques aumentando, pelo contrário, hoje em dia os tanques são em sua maioria < 55 litros.

No final, acaba voltando à equação do combustível de foguete…

Sobre o carregamento DC direto de placas solares. Seria interessantíssimo, mesmo que a potência não atinja os 60-80-100kw/h, só de minimizar as perdas já faria sentido demais.

Eu estou fechando um projeto pra usar o V2L do Dolphin como backup residencial nas cargas prioritárias. Na minha opinião ainda falta uma opção de wallbox bidirecional, que consiga tanto carregar o carro quanto usar o V2L para essa carga prioritária.

Pra 1 ou 2 carregadores na potencia de 22kw, não é tão dificil assim mesmo. Mas se você aumentar o número de carregadores, aí voce precisa ter disponivel uma rede de tensão mais alta perto de você e instalar seu proprio transformador.

Aqui na minha cidade, é nativo 220V por fase, mesmo assim a css precisou do próprio transformador.

1 curtida

A questão da bateria gigante com tempo de recarga elevada não é de fato um problema ao meu ver. Na verdade é uma vantagem extra pelo fato de não precisar carregar ate 100%, fazendo a durabilidade ser ainda maior.
No dia-a-dia, as pessoas raramente andam tanto. Logo, deixar o carro carregando em casa por 8 a 10 horas é tarefa comum. Mesmo que a bateria leve 25 horas para uma carga completa, essas 10 horas de carga pegando como exemplo a rede 220v vai dar algo em torno de 60 a 65KWH de carga(já considerando a perda no inversor).
Então, para uso regular as pessoas vão andar com o carro tranquilamente e quando a bateria estiver próxima a 20% vão carregar ela ate uns 60% e rodar uma semana inteira assim.
Para viajar, é só colocar para carregar por alguns dias seguidos e se de fato fizer 900Kmh com uma carga, em raríssimos casos vai ser necessário fazer uma recarga no caminho. Ficando somente pra volta ter de fazer uma parada em algum posto de recarga rápida, onde novamente em vez de 100%, as pessoas vão carregar o necessário pra chegar em casa com tranquilidade.
Basicamente vai ser uma mudança de paradigma. Não será mais necessario andar com o “tanque cheio”.

Tenho uma experiência semelhante com o Seal que tem uma bateria relativamente grande e leva 14 horas para carga completa. Sabe quantas vezes esperei por uma carga completa? Somente quando preciso calibrar o BMS ou quando estou para iniciar uma viagem mais longa.

No dia a dia deixo carregando até o seguinte, as vezes até 100%, as vezes menos, e não me atrapalha em nada a rotina.

2 curtidas

No começo eu tinha essas neuras, acho que pela pratica de bateria de celular, mas sem ter wallbox utilizei o portátil de 3,5 durante meio ano, pra uma bateria de 45kW logo comecei a fazer como vc e usar o carro se precisar mesmo sem ter 100%. Acho que criamos limitações desnecessárias principalmente com novas tecnologias ou hábitos.

Acredito que baterias maiores faria sentido para ficar despreocupado em longas viagens, mas hoje não acho essencial com antes de ter a vivencia diária com um elétrico e o wallbox instalado onde moro…