Estive com o gerente técnico da CSS mais capacitada da BYD e ele me disse que não há como a CSS fazer upgrade de versão do firmware, só pode ser feito via OTA, e é tudo controlado pela China.
Para complicar, cada lote de carro tem versões específicas, de maneira que o Dolphin de um lote pode receber a 1.4 enquanto outro pode ficar preso à 1.0 para sempre (má notícia para o meu amigo @dawtaylor que está nessa versão).
Mesmo o pen drive de atualização de multimedia, eles recebem o arquivo de uma versão x da China para um caso específico de um cliente e acabam usando o mesmo para os outros carros.
A coisa é muito recente ainda no Brasil, mesmo gerentes “capacitados” sabem pouco, tudo é centralizado na China. Já vi várias mudanças nesse curto período, então o que o pessoal técnico no Brasil diz, não diz muito. Principalmente sobre software.
Confesso que não entendi seu truco Julio, acho que estamos falando a mesma coisa: a CSS não está equipada para lidar com software.
O que o ger. CSS afirmou sobre lotes e software ele ouviu da China. E ele não está dizendo que quem está na 1.0 não vai atualizar, disse que PODE não atualizar mais, o que faz sentido e está em linha com a experiência do pessoal.
No final o problema é a falta de capacitação. Não no sentido de não haver capacitação alguma, mas de a capacitação ser insuficiente.
No Telegram tem um cara de pós venda na Europa e ele diz que o firmware do carro pode ser atualizado via “tablet” (esqueci o nome exato dele). Mas aqui a capacitação é insuficiente e deixam nas costas da OTA.
Soma-se a isso o fato de a BYD ter aversão a OTA e a gente fica nessa discussão eterna.
O truco é que acho difícil atualizar alguns carros e não outros.
Isso cairia na mesma situação do Nfc do celular, que não liberaram para todos os Dolphin Plus, pois teriam um baita processo judicial se fizerem para alguns proprietários e não para outros.
Se fizeram até campanha promocional sobre a atualização, duvido que tenha modelos que não possam ser atualizados.
Acho que é mais na linha de capacitação do pessoal mesmo, ainda com o agravante que, em geral, esse pessoal tem formação técnica em mecânica, não em computação. A tendência é com tempo melhorar.
Meu plus é 1.4, e minha teoria é que a ccs que colocou ele nessa versão, tentando ativar o cartão NFC… pois o carro é 23/24, comprado em junho de 2024. O antigo dono disse que nunca recebeu um OTA, e qual a probabilidade dele já ter vindo 1.4? Acho difícil.
Esse “capacitado” precisa de mais capacitação então. Aqui em SC, eu fiz a atualização de firmware de um dolphin plus com técnico na CSS do meu lado usando aparelho que parece um tablet conectado na OBD2.
Putz, como as coisas são estranhas e aleatórias. Ninguém consegue desativar o TSR, mas uma CSS de Dourados-MS consegue. Ninguém consegue subir a versão do firmware, mas uma CSS de SC consegue. Vai entender…
Passa o endereço dessa concessionária pra mim e pro @dawtaylor por favor. O meu está na 1.3, recebeu uma update via OTA, sepois nunca mais. Multimedia está na 2403.
O seu tb está com essa opção de ligar automático?
Te falar que eu to planejando uma viagem pra Montevideo, dependendo já passo por lá atualizar porque a expectativa não é de receber OTA antes disso não.
Quando eu falo de falta de padrão é exatamente disso que eu to falando. A capacitação não parece ser padronizada. Meu chute é que vai um representante do pós venda pra ser capacitado e funcionar como multiplicador para os demais, porém vira telefone sem fio porque esse multiplicador não vai ensinar tudo que aprendeu, isso assumindo que recebeu toda a capacitação necessária e não só o caminho feliz.
Fora isso ainda tem a boa vontade. Pega um profissional interessado em ajudar, a pessoa vai atrás até descobrir algo, pega um Horácio da vida e a pessoa simplesmente mete o migué e boa.
Uberaba/MG… mas, agenda com 1 mês antes kkkkkkkkkk aqui só tem 1 mecânico na oficina, o cara não pode nem ficar doente, que para a concessionária inteira rs. O cara é gente boa, mas sozinho ele não faz milagre…
Meu Dolphin GS apareceu OTA hoje, vim aqui ver o que estão dizendo sobre ela, mas não achei nenhuma menção à 1.5.0, só à 1.4. O de vocês já recebeu 1.5 ?
Eita, nesse ritmo, quando for vender o carro o que vai desvalorizar não é a quilometragem, mas sim a versão. O amigo aqui do fórum que tem o único Dolphin Plus do Brasil com chave digital, vai poder vender o dele a preço de zero.