Teste: Consumo do Dolphin GS na estrada em diferentes velocidades

Aos experientes.

Há cinco meses e ainda aprendendo muito com o mundo dos elétricos. Meu dolphin plus tem cada vez mais uso.

Recentemente descobri o aplicativo ABRP. Gostei! E agora descobri o tal ODB e sua interoperabilidade com o aplicativo ABRP. Achei de muito utilidade.

Imaginei que fosse um segundo aplicativo interagindo com o ABRP. Só que não!

Trata-se de scanner voltado à leitura de métricas de funcionamento do carro. Estou certo? E esses dados interagem com o aplicativo ABRP via bluetooth. Estou certo?

O passo seguinte seria comprar esse scanner (OBD) para espetar no plug próximo aos pedais do veículo. É isso?

Aí surgem as dúvidas: estou no caminho certo? qual OBD comprar (o mais caro, mercado livre…) esse tal de OBD traz algum risco para funcionamento e garantia do meu carro?

Se alguém puder ajudar, fico grato.

PS: faço muitos testes pessoais (consumo próprio) de autonomia (estrada). Se for relevante e alguém desejar, posto aqui, a título de contribuição.

O ABRP utiliza o bluetooth pra conectar com o scanner obd. Esta correto em dizer que ele faz leituras dos parâmetros do carro, porém acredito que ele utilize apenas a leitura da bateria em tempo real(que pelo scanner tem precisão de uma casa decimal, exemplo 98.5%).

Eu não iria necessariamente no mais caro, eu fui pelo que comentaram aqui no forum que funcionou(comprei no mercado livre então foi mais caro do que pelo aliexpress). Agora o mais barato eu tenho quase certeza que não funciona, testei um antigo aqui da epoca do dealextreme(china). E não funcionou.

Acredito que não perca garantia de nada, mas não é recomendado deixar o scanner plugado 100% do tempo pois cria vulnerabilidades de se conectar com o carro. Eu particularmente deixo conectado sempre, mas não é recomendado.

Utilizando outros aplicativos, por exemplo car scanner, vc consegue ver parametros interessantes do carro. Como a saude da bateria. O meu plus por exemplo esta com 60mil km e 97% de saude da bateria

1 curtida

@Dilad , tenho interesse em ver seus testes. Mas conta pra gente qual sua região e o tipo de relevo. Eu moro em MG e realmente , tem bastante morro. Passar de 300 KM de autonomia , só com pé de pena.

Olá, PauloZ e demais colegas.

Então, cada viagem é um teste. Dificilmente deixo de registrar em agenda meus números.

Recentemente, passei a fazer também os registros mostrados no momento em que “desligo a ignição”, tomando o cuidado para fazer isso antes que alguém (eu ou passageiro) abra a porta do carro. Minha experiência de 10.000km com o dolphin plus está mostrando que possivelmente se trata do melhor padrão de referência para mim.

Não tenho problema algum com autonomia dentro da cidade. Moro em casa e posso recarregar o carro à noite, todos os dias, se preciso for. A autonomia que é relevante para mim está na estrada, pois viajo com o carro.

Também percebo que o percentual da bateria é pouco confiável. Roda muito até os 50% e daí para baixo (ou abaixo dos 50%) posso dizer que é queda livre. É um marcador de “combustível” similar aos fuscas e brasílias antigos, que tinha a boia no tanque ligada por um cabo até o instrumento de medição no painel (exagerei um pouco na conta rssss).

Relevo da minha cidade aqui em SC. Na cidade, além de não fazer medições, enfrento muito poucos aclives. Agora no verão, com o calor infernal que estamos enfrentando em SC, o carro está consumindo bem mais do que o percebido até então, por conta do ar condicionado ligado em situação extrema. Além disso, estou acionando o ar condicionado à distância, para manter a parte interna refrigerada (evitando o conhecido bafão na hora de embarcar).

Na estrada, uso a BR 101 com frequência. Essa é a rodovia federal paralela ao litoral de SC. Tem alguns aclives, mas nada tão expressivo. Também não é sinuosa, exigindo aceleração e desaceleração com frequência. É inteira com pista dupla, o que permite manter a velocidade constante. Não é nada parecida com MG.

Alguns números recentes (considerei a carga da bateria em 60kW):

93km rodados - gasto energético: 6,07 km/kWh (autonomia projetada: 364km)
95 km rodados - gasto energético: 6,37 km/kWh (autonomia projetada: 382 km).
90 km rodados - gasto energético: 6,87 km/kWh (autonomia projetada: 412 km)
139 km rodados - gasto energético: 6,34 km/kWh (autonomia projetada: 386 km)
138 km rodados - gasto energético: 6,69 km/kWh (autonomia projetada: 401 km).

Como rodei: em torno de 100km/h. Às vezes um pouquinho mais, às vezes um pouquinho menos. Dificilmente ultrapasso 110km/h. Ar condicionado ligado e com 3 ou 4 pessoas no carro, além de uma mínima bagagem. Nas subidas, não procuro ganhar velocidade. Subo na velocidade permitida na via e deixo o carro naturalmente perder velocidade no fim do aclive.

Algumas percepções minhas: além do que todo mundo já sabe e que é real, de que o pé do motorista vai contar muito no consumo energético, o vento tem se mostrado um componente muito relevante na hora de viajar. Aqui em SC tem um vento nordeste constante (verão), principalmente durante à tarde. Então, se pegar a estrada com o vento contra, vai gastar mais energia.

Ao sair de casa para viagem longa (acima de 300km), eu considero que vou conseguir rodar 350 km com certa tranquilidade. Acima de 300 km eu faço a programação de onde vou recarregar a bateria. No litoral de SC há bons pontos para recarregar e não acho que isso seja um problema (falo do litoral).

Outra percepção: quando o preço de recarga está em torno de R$ 2,00/kw, o gasto financeiro entre um carro à gasolina (T-cross) e elétrico (dolphin plus) é muito parecido. Cálculos para uso em rodovia.

É isso. Espero ter contribuído. Se alguém não concorda com os números, fique à vontade para criticar.

2 curtidas

Eu uso Notion pra muita coisa, uma delas é o controle de consumo de algumas viagens. Queria ter capturado mais dados quando fui pro RJ, minha maior viagem até o momento.

Caso alguém tenha interesse nos dados, vou atualizando conforme fizer mais viagens, ou quiser usar como exemplo/template, segue o link.

Perfeito. Obrigado pelo alerta @DiegoPereira. Feita a correção.

1 curtida

o ar não mudaria isso não amigo refaça o teste

Eu já acho que quando está quente e é necessário o ar ficar em velocidade maior e temperatura menor, o consumo aumenta muito, no painel as vezes marca 3-4kw parado

No GS o ar aumenta o consumo em até 1,5kW. Lembrando que o ar também refrigera a bateria e o motor, então em dias muito quentes o consumo é maior.

1 curtida

Pessoal , não sei se este é o Tópico correto , mas queria uma grande ajuda para aqueles mais experientes com o OBD2 pro. ( se é que esse é o melhor custo x benefício )
1 - Tem jeito de ligar ele num app próprio na multimidia ? ( Não uso celular em suporte no carro)
2 - Comprando o OBD2 , eu consigo ver o consumo real em tempo real ?
3 - E mais importante : Consigo ver a autonomia real do veículo em tempo real ?

Pois acho que isso seria o básico do carro fazer. Mas se tem algum dispositivo que faça isso pra mim , resolve meu problema pra viajar.

Muito Obrigado !

1. Não cheguei a testar conectando o OBDII na própria multimídia, mas não vejo motivo pra não funcionar.
  2. Consumo real em tempo real é o do painel. O OBDII te permite fazer várias leituras brutas que o carro não exibe, mas o que o carro exibe vai ser a mesma coisa.
  3. Não existe medição de autonomia real, portanto o OBDII não tem como te entregar isso, o que existe é estimativa de autonomia.

@dawtaylor , Desculpa mais uma vez a ignorância.
Quanto a autonomia você me disse estimativa de autonomia.
Mas basicamente é isso que eu precisava mais , pois veja só… o GS não tem a autonomia dinâmica como o Plus.
E eu odeio ficar fazendo conta. E considerando que a bateria gasta mais no final ( anda menos com a mesma % ) , queria um indicador que eu colocasse e me dissesse quantos km eu tenho de autonomia .

Eu acho que me expressei de maneira muito incompleta. Pq minha referência são os carros a combustão. Ou seja, preciso de saber… se continuar na media de consumo de X Kw/100 , eu ando mais quantos KM até acabar ?

A outra questão que eu gostaria de saber é a minha média de consumo desde o abastecimento. Pq só temos ele dos ultimos 50 km .

Será que dessa forma , o OBD conseguiria me entregar ?

Obrigado !

Entendi. Esqueci desse detalhe do GS não ter autonomia dinâmica.

Porém, o OBD entrega apenas dados brutos. Você precisaria de um app que conseguisse fazer essa estimativa com base nos dados extraídos do OBD.

O ABRP consegue fazer uma estimativa de quantos % você chegaria ao destino/carregador, com o OBD ele teoricamente vai ajustando conforme o consumo variar. Mas só testando pra afirmar com certeza.

Tem alguma sugestão de App para medir o consumo desde o ultimo reabastecimento ?
Odeio esse negócio do consumo dos ultimos 50km.
Isso vai me ajudar a planejar ir para determinadas cidades que os eletropostos são escasos… ai quero ser mais preciso . Obrigado

Eu desconheço. Até porque o app precisaria medir a bateria quando carregada em 100% e depois monitorar o carro 100% do tempo. Mesmo deixando o OBD o tempo todo conectado, a taxa de atualização pode interferir essa medição.