Há cinco meses e ainda aprendendo muito com o mundo dos elétricos. Meu dolphin plus tem cada vez mais uso.
Recentemente descobri o aplicativo ABRP. Gostei! E agora descobri o tal ODB e sua interoperabilidade com o aplicativo ABRP. Achei de muito utilidade.
Imaginei que fosse um segundo aplicativo interagindo com o ABRP. Só que não!
Trata-se de scanner voltado à leitura de métricas de funcionamento do carro. Estou certo? E esses dados interagem com o aplicativo ABRP via bluetooth. Estou certo?
O passo seguinte seria comprar esse scanner (OBD) para espetar no plug próximo aos pedais do veículo. É isso?
Aí surgem as dúvidas: estou no caminho certo? qual OBD comprar (o mais caro, mercado livre…) esse tal de OBD traz algum risco para funcionamento e garantia do meu carro?
Se alguém puder ajudar, fico grato.
PS: faço muitos testes pessoais (consumo próprio) de autonomia (estrada). Se for relevante e alguém desejar, posto aqui, a título de contribuição.
O ABRP utiliza o bluetooth pra conectar com o scanner obd. Esta correto em dizer que ele faz leituras dos parâmetros do carro, porém acredito que ele utilize apenas a leitura da bateria em tempo real(que pelo scanner tem precisão de uma casa decimal, exemplo 98.5%).
Eu não iria necessariamente no mais caro, eu fui pelo que comentaram aqui no forum que funcionou(comprei no mercado livre então foi mais caro do que pelo aliexpress). Agora o mais barato eu tenho quase certeza que não funciona, testei um antigo aqui da epoca do dealextreme(china). E não funcionou.
Acredito que não perca garantia de nada, mas não é recomendado deixar o scanner plugado 100% do tempo pois cria vulnerabilidades de se conectar com o carro. Eu particularmente deixo conectado sempre, mas não é recomendado.
Utilizando outros aplicativos, por exemplo car scanner, vc consegue ver parametros interessantes do carro. Como a saude da bateria. O meu plus por exemplo esta com 60mil km e 97% de saude da bateria