V2L (vehicle to load)

@noaceshigh

O que é fixo nestes sistemas é a limitação de corrente. No caso 16A.
Esta potência anunciada é para saída 230v (que ainda esta na faixa de tolerância da ANEEL para tensões de rede que vai de 201V - 231V).
Eu pessoalmente prefiro configurar para 230V pois quando coloca carga no circuito, a tensão sempre cai um pouco.

1 curtida

Como é pode dar curto ou queimar o carro?
Entendo que a rede estaria desligada.

Aparentemente, o que limita a corrente é a resistência que fica no V2L. Imagino que, se usar o tipo de conector usado em wallbox pode-se usar correntes maiores.

Criei um tópico para falar sobre a Powerbox, mas vou colocar o vídeo aqui para compartilhar o que eu tenho em mente.

@noaceshigh certamente o inversor do carro suporta no mínimo 7kw (32A em 230v) que seria a potência de carga do veículo AC.
Eu imagino que a BYD limitou no software para 16A para que não ocorra problemas de adaptadores de baixa qualidade pegando fogo por aí.

1 curtida

Então, neste caso vale configurar a tensão para 220V e usar um transformador para 127v para utilizar uma potência maior?

Eu pedi para configurar em 127v, pois é o que tenho na minha cidade.

Depende da sua necessidade de potência.
No meu caso, uso o carro ligado na entrada de gerador de meu inversor solar híbrido. O inversor solar controla quanto de potência vem do carro e quanto das baterias no caso de uma falta de energia da concessionária durante a noite.
Limitei em 3100w a potência a ser drenada do carro, mas o inversor é de 8000w então ele consegue atender praticamente tudo junto da casa como forno, ar condicionado, fogão de indução usando este limite do carro e o restante das baterias.
Depois do pico de potência baixar, ele segue consumindo os 3100 de potência do carro até que as baterias voltem ao 100%.
No seu caso talvez tenha alguma necessidade de compartilhar carga com alguém e neste caso 220 entrega o dobro da potência que 127. Mas se vai usar mais como emergência pra casa, deixa em 127 mesmo pra não precisar transformador…
É de se avaliar caso a caso. Não tem uma resposta certa. Por isso é show a flexibilidade que o carro nos da.

2 curtidas

Obrigado pela resposta detalhada.

Você me deu um caminho que eu estava considerando… usar inversor híbrido. Pelo que entendi - ele afasta o risco de o excesso de geração dos painéis solares serem superiores ao consumo da casa causar danos ao carro.

Quando isso acontece, essa carga vai para onde? Baterias?

//

Fiquei com outra dúvida - o limite de potência do v2l para o plus é 3,3kwh - então uma tensão de 230v não conseguiria usar essa corrente limite, ficando limitado em 3300wh/230v=14,35a (se o 230 fosse referência para estabelecimentos da potência maxima, a potencia máxima do carro seria 230v × 16a = 3680wh).

Neste caso, será que o carro possui dois limites: potência maxima 3.3kwh e corrente máxima 16a?

S.m.j., o manual do fala do limite de potência máxima.

No caso, meu inversor é um Deye 8kw e é possível diversas configurações. Sempre mantenho o banco de baterias 100% carregado e o excedente vai pra concessionária de energia pra me gerar crédito de kw que uso para abater na conta de minhas residências.

Não leve os valores anunciados como precisos. Sempre tem um arredondamento aqui, uma perda em conversão, conectores, cabos ali.
A potência é uma grandeza resultante da corrente em determinada tensão. Então uma vez que a corrente maxima é 16A e temos opções de tensão de 90 - 230v na saída do inversor, cada uma destas opções terá sua respectiva potência maxima resultante.

1 curtida

Alguém sabe como faz pra mudar a voltagem do carro de 110v pra 220v em casa? Ou só indo na css?

Só na css… precisa usar um aparelho pra acessar o carro que só a css tem.

1 curtida

220V e 16A é o máximo suportado por circuitos de baixa potência na norma europeia, ao contrário da norma brasileira que permite tomadas de 20A. Com certeza tem alguma relação.

1 curtida

Acho que me ferrei com um adaptador V2L do Aliexpress… Chegou hj e fui testar e nada. Isso que essa semana o carro estava na CSS e eles configuraram pra mim pra 220v 60hz como é aqui em Santa Catarina

Não tem nenhum segredo né? É plugar ele ali e conectar qualquer aparelho e é pra funcionar certo? Ou tem alguma coisa que não fiz?

Lendo o tópico e vi alguém com um problema que parece ser o meu, um esquema de um resistor. vou abrir ele aqui e ver pq mandar de volta pra pedir reembolso é um saco.

1 curtida

Desmontei ele aqui e bati uma foto. Será que alguém que entende de elétrica consegue me ajudar?


O resistor é pra estar aí dentro deste termo retrátil. Mas não sei dizer se é por isso que não funciona. Quando coloco o meu v2l no carro, aparece no painel do carro umas informações da bateria e do consumo do V2L.

Pois é o meu aparece um erro dizendo pra checar a porta. E um ícone vermelho.

@Maicon o resistor precisa estar entre o pino central e o pino menor (superior direito) para o carro reconhecer o V2L. Alguns do Aliexpress vem ligado errado e precisa soldar/encaixar o resistor no pino correto.


Eu abri de novo e tirei o isolamento, medi e tem um outro componente além do resistor. Se eu medir antes do componente aparece leitura mas depois não…


1 curtida

Arranquei aquele componente ali e o resistor estava invertido no pino do lado esquerdo. Troquei de posição e tirei o componente e agora funcionou!!

Muito obrigado pela ajuda!!

2 curtidas

Pela foto esse outro componente parece ser um diodo. Se vc medir com o multímetro invertendo os cabos deve mostrar uma resistência baixa, já que o diodo passa corrente em uma direção e bloqueia quando inverte o positivo com o negativo. Mas de qualquer forma o diodo não é necessário para o V2L do Golfinho.

1 curtida