V2L (vehicle to load)

Foi o que pensei, vi que o de todo mundo aqui só tinha o resistor e só foi tirar o diodo que fica 100%. Muito obrigado pela ajuda.

Pessoal, vocês já ligaram a casa inteira?

Faltou energia aqui um dia e eu liguei minha casa, claro que sem ar condicionados.

Ele deu umas 3 piscadas na luz e depois segurou. Usei por quase 2 horas e consumiu 1% da bateria.

2 curtidas

Após lê seu comentário fui testar novamente agora, e funcionou perfeitamente. As luzes só piscaram rapidamente quando liguei minha smart tv da sala, logo após normalizou. Depois desliguei e liguei e não aconteceu novamente. Só não liguei o chuveiro elétrico e nem o microondas, o restante está suportando de boa, corrente abaixo dos 7A com as seguintes cargas;

Provavelmente em breve irei adquirir uma chave de transferência automática para facilitar a manobra quando for necessário.

Como você conecta a sua casa?

Fiz uma extensão com as extremidades com plugs machos 20A. Desligo o disjuntor geral bipolar (fase e neutro) logo após a entrada da concessionária e conecto a extensão em uma tomada da residência e outra no adaptador VL2

2 curtidas

Uai…. Simples e inteligente, nunca tinha pensando nessa solução! Já vou testar

Você faz isso em uma tomada qualquer?
Um cuidado que tem que ser visto é que está tomada vai receber toda a carga da casa e, geralmente, é de 2,5mm2.

Estou pensando em fazer o mesmo e colocar uma tomada industrial de 16 ou 32A junto ao quadro de disjuntores de dentro da casa, com fiação de 6mm2 e uma chave contatora.

Vou ter que adaptar a saída da fase do carro de 127v e bifurcar para a entrada das duas fases (+127v e -127v).

Entendi que, desse modo, as tomadas e utensílios 220v da casa vão enxergar 0v e todos os circuitos 127v vão funcionar normalmente.

Ainda assim, tenho dúvidas do funcionamento da neutro e do terra… como aqui em casa os dois circuitos são interligados na mesma haste acho que o carro vai desarmar o v2l por identificar uma fuga de corrente…

Sugestões?

Como fazer conexão das residências que possuem conexão neutro-terra?

Ei acho que o carro vai interromper o v2l por causa disto…

Acredito que tenha compreendido, mas só para reforçar: primeiro, conecte uma extremidade da extensão com os plugs macho na tomada da residência, logo após desligar a alimentação elétrica da residência (interromper fase e neutro). Em seguida, conecte a outra extremidade no adaptador VL2. Caso as conexões sejam feitas de forma inversa, há um risco de encostar acidentalmente nos pinos do plug energizados e sofrer um choque elétrico.

1 curtida

Considerando a corrente máxima de 16A na função descarregar, cabo de 2,5mm é suficiente. O Terra na minha residência é independente, não tive problema.

1 curtida

Eu liguei apenas para teste. Tudo normal. Não observei piscadas. Baixou um pouco a tensão só quando liguei o micro-ondas. Mas a corrente não chegou a 10A.

Eu fiz algo semelhante quando mudei pra minha casa nova, no meu caso, como a operadora eletrica demorou pra ativar a energia da casa, passei uma semana usando uma extensão de 20m com que eu mesmo fiz com fio 2,5 para tocar a casa, puxando do poste com a ligação temporaria da construtora.
Desde que que se coloque muita carga na casa( não tenho chuveiros eletricos e nao tinha ar condicionados ainda), a casa funciona sem maiores riscos de sobrecarga.
Porém é uma medida um pouco perigosa pois a energia não faz o caminho correto e isso faz com que os disjuntores, dr e dps não atuem na proteção eletrica. Outro ponto extremamente importante é ter certeza de ligar os polos corretos(que depende de um trabalho bem executado pelo eletricista que fez a casa). Se você ligar os fase e neutro invertidos, a casa ainda funciona, mas todos os interrupetores da casa vão desligar o neutro em vez do fase fazendo que bocais de lampadas por exemplo fiquem sempre energizados, que aumenta muito o risco de tomar choque ao trocar uma lampada por exemplo.

2 curtidas

Boa tarde pessoal, alguem mais teve problema ao energizar a casa toda e cair por uns 2 segundos cada vez que liga um aparelho novo ?
Aqui mesmo ao ligar lampadas de led ou carregador de telefone caia por uns 2 segundos e depois voltava a funcionar normalmente, não é sobre carga pois estava só com lampadas led ligada e modem da internet. (desliguei o restante pois ainda esta configurado em 220v 50hz)

a rede aqui é 220v monofasica com terra em toda casa para ligar fiz uma extensão com plug macho x macho 20a e cabo 3x2,5mm, desliguei o geral e o DR para cortar fase e neutro e liguei a extenção em uma tomada 20a