@prates Mas Procon rola, pois entregaram o carro fora das especificações brasileiras.
levei o meu dolphin na css Dahruji BYD do Ceasa , agendei o serviço na primeira hora as 8:30am e fizeram a alteração para 120v/60hz sem custo e menos de 20 min já estava saindo da oficina/css.
Só para confirmar.
Então você só conecta o pino fase e o neutro
O terra carro você não conecta com o da casa?
Sim, só conecto fase e neutro.
Bom Dia,
Alguém teria indicação de adaptador V2L a ser adquirido de algum fabricante nacional? Notei que todas as indicações de adaptadores são do Aliexpress, e já tive sérios problemas com compras no Aliexpress.
Cara, dificilmente vc vai encontrar um fabricante nacional. No máximo, alguém que compra na China e coloca o próprio logo. A qualidade construtiva não deve ser muito distinta…
Quando você diz que teve problemas, se refere ao processo de importação ou à qualidade do produto?
Principalmente a importação, já tive tantos produtos “presos” e devolvidos para o remetente por causa da receita. Sem contar um transtorno e demora para conseguir reembolso da compra. Então busco o máximo evitar as compras internacionais de eletrônicos e similares.
No mercado livre tem plugs pelo dobro do preço, mas a pronta entrega.
Isso não é fabricado no Brasil. Só na China. Rapaz, tenho mais de 1000 compras no aliexpress. Se me limitar a coisas vendidas no Brasil eu fico limitado a coisas de anos atrás e pagando o triplo do valor ainda.
Veja direitinho, vc perde muito não comprando no Ali.
Quando isso tá ocorrendo é alguma falha no cadastro, o CPF por exemplo não está cadastrado. Compro direto e nunca tive um produto retornado. Ideal ainda é comprar os produtos que já tem o remessa conforme.
Pessoal estou querendo montar um quadro de transferência automática, com chave automática e todas as proteções possíveis para conectar o carro na casa. Mas primeiramente não sou do ramo, então tenho muitas dúvidas. Vamos lá, agradeço quem possa ajudar:
-
Casa em SP com trifásico, sendo três fases 127v e um neutro separado Terra.
-
toda a casa tem carga distribuída em nas três fases com neutro por isso queria ligar no quadro
-
eletrodomésticos com tvs e eletrodomésticos em 127v, 1 geladeira 127v (df80x) 1 freezer 220v, chuveiros 220v, forno elétrico 220v e aparelhos ar condicionado inverter 220v
-
seria ideal eu trabalhar com transformador para gerar as 3 fases e um neutro?
Porque medi a saída do meu dolphin plus e marcou uma fase deu 110v e a outra deu 95v e o Terra no centro -
pretendo interromper a concessionária com uma chave tetra que interrompe o neutro também
-
nunca ligaria todos equipamentos juntos, para isso pretendo colocar um medidor tuya de amperagem e wats e um painel mostrador, para controlar a carga.
-
preciso colocar a conexão solar antes entre a chave e o padrão da concessionária
-
penso em um cabo tipo 2 para ligar ao quadro que aguente chuva
-
será que perco potência se eu usar um transformador do carro para trifásico, seria viável?
Pelo que falaram o plus tem 16a e 3500w
Obrigado
O V2L não é para essa finalidade. Não existe transformador para a partir de 220V monofásico obter 220V trifásico. Na sua instalação trifásica hipoteticamente precisaria de um inversor de frequência com entrada para 220V monofásico e saída trifásica/60hz gerada pelo inversor, ainda precisaria de um filtro harmônico trifásico para então ligar na sua residência com a chave de transferência. Só um chuveiro de 220V/3000W já consumiria toda a energia disponível. Como alguém comentou aqui, parece que sempre que há alteração de carga, o V2L desliga e religa novamente. O V2L é para alimentar cargas menores, como algumas lâmpadas e uma geladeira quando falta a energia.
Minha casa também é trifásica, mas na prática não tenho nenhum equipamento trifásico, só 127V (usando uma das fases) ou 220V (usando duas fases). O que fiz foi separar uns circuitos mais críticos (geladeira, sala de estar, tv, internet e algumas lâmpadas) e ligo esse circuito no V2L.
A não ser que você tenha algum motor trifásico na sua casa, não tem a menor necessidade de um transformador trifásico. Nem tem como ligar um diretamente no V2L, precisaria de um inversor, não faz sentido usar algo assim. Basta usar uma ou duas fases (na prática configurar o V2L para 127V ou 220V) para alimentar os equipamentos.
Lembre que o V2L é só um auxílio, não vai substituir toda a sua rede da concessionária, principalmente chuveiro ou outros itens de maior consumo. E na prática o V2L é bem mais sensível que a rede da rua, qualquer minimo problema (fuga de corrente, picos de carga, etc) ele desliga por segurança.
Minha casa é 220V e monofasico.
Tenho painel solar gerando 8000W.
Só de lâmpadas são mais de 50 de LED.
6 Ar Condicionados de 9000w, mas nunca todos ligados ao mesmo tempo.
2 chuveiros 6000w.
Um dia fiquei sem energia da rua, desliguei o disjuntor da rua e liguei o carro na casa e só usei o que era importante nas 3 horas que ficamos sem energia.
Internet, lampadas, geladeira e freezer, TVs, etc.
Nestas 3 horas usou menos de 2% da bateria.
O que dá medo é que ele piscou umas 3 vezes para armar definitivamente.
Acho que só se deve usar em emergências.
Obrigado,
Sim, a ideia não é utilizar em chuveiros, bombas e etc…. Mas ligar no quadro geral para eu poder ligar iluminação e roteadores de internet. Mas como a casa toda tem circuitos divididos nas três fases, se eu alimentar apenas apenas 2 certamente alguma lâmpada ficará apagada.
Então vamos por partes, essa medição da saída do meu plug v2l faz sentido para vcs? De um lado F 110v medindo junto com o Terra e 95v do outro lado F mais terra?
Cuidado com gerador on-grid da casa ligado ao mesmo tempo que fazem essas ligações de V2L na casa.
Desligando o disjuntor externo e mantendo o do solar ligado a saida V2L vai fazer o sistema solar achar que tem rede e dai gerar energia que pode ser numa capacidade maior que o consumo da casa.
Se vai fazer essa ligação de V2L na casa desligue também o disjuntor do sistema solar.
Existem formas de ter um sistema solar isolado quando o controlador faz frequency shifting, mas não parece o caso da saida V2L dos carros.
O carro não tem neutro para vc pensar em utilizar diretamente como duas fases.
Se o carro esta fornecendo 220V voce precisaria de um transformador para ter duas fases 110V e um neutro. Não da para ligar diretamente como duas fases.
As medidas que você indicou me parecem estranhas, parece até que tem duas fases. Se realmente tivesse você precisaria ter o NEUTRO dessas fases que não esta num conector tipo 2 no uso monofasico.
Por mais que tenha gente na internet mostrando que dá para fazer, tem que se tomar muito cuidado com os detalhes, o Brasil tem locais com padrão 110/220 e outros 220/380. Cada condição tem que ser analisada individualmente e respeitando os limites. Tem situações que não precisa de transformador e outras que precisa.
Medições com multímetro ja foi explicado no dia 29 de abril neste mesmo tópico e em outras datas. Sem querer ser chato mas já sendo e para evitar que esse tópico vire um whatsapp, peço que leia com atenção todo esse tópico. Creio que vai sanar suas dúvidas.
Oi Júlio, obrigado.
Sim, li por completo este tópico. Em com base nisso vi que nenhuma medição era parecida com a minha. Por isso, resolvi me cadastrar e conversar com vcs, quando tentei falar com alguns engenheiros elétricos para desenvolver esta ideia para mim vi que não tinham muito interesse, e não sabiam nada de carro elétrico, pois no brasil tem diversas realidades de tipos de fornecimento de energia e diversos tipo de ligações. (Dificulta a criação de algo comum para todos)
A ideia era resolver este problema, pois na minha região as tempestades vão começar no fim do ano e com certeza ficaremos sem energia por horas. (Como de costume) e com uma bateria gigante parada na garagem 60kwh
Pesquisando também vi que tem um quadro chamado “power box” que me atenderia mas não está a venda.
Se for para ajudar a todos, gostaria de tirar as duvidas para fazer algo seguro e compartilhar aqui para usuários que precisam de algo semelhante mas não sabem onde procurar e nem como medir para um técnico fazer.
Multímetro não é confiável para leitura devido ao tipo de onda criada pelo V2L. Conferiu na concessionária BYD a configuração do seu V2L?
Tenta ver com um eletricista como separar um circuito para seus equipamentos essenciais em caso de falta de energia e instale um chaveador para esse circuito entre o plug do carro e a alimentação que vem do quadro de energia da casa.
Ligar tudo no quadro vai ser mais complicado, tem gente que fez, mas teria que gerenciar não só a carga da casa toda como a ligação do inversor da fotovoltaica. E no seu caso, como na minha casa, é praticamente impossível ligar no quadro devido ao uso de 3 fases.
E muitas vezes o V2L desarma “do nada” devido a pequenas variações que não acarretam problema quando ligado em uma rede mais robusta, como da rua. E a coisa mais chata é estar sem energia e tentar caçar pela casa o que está causando a queda (já passei por isso). Tendo separado em um circuito só os itens essenciais, tem menos probabilidade de problemas.
Resumindo, é um V2L “Vehicle to Load”, mais limitado, não é um V2G “Vehicle to Grid” projetado para integrar com a rede da rua.