Você mediu alguma flutuação com o terra, não está correto. Vc tem que medir entre fase e neutro.
@JotaV o que você procura está mais para V2G ou V2H, que envolve wallbox específico e nem sei se funciona nos carros da byd. O V2L que temos não é apropriado para energizar circuitos fixos, apenas ligar equipamentos diretamente. Bem no estilo camping que mostram na mídia. Até dá para assumir o risco e quebrar um galho isolando e chaveando um circuito da casa, mas de forma bem modesta.
Caso dê andamento ao seu projeto e consiga novas informações, fique a vontade para criar um tópico novo. Tenho interesse em ver o desenrolar.
Bem vindo ao fórum.
@julio Ainda não consegui ir na css BYD para rever os dados da saída, mas vou em breve.
Fiz um esboço da ideia de instalação do V2L+ (plus), entendo que não é V2H, então vou chamar de V2L+ para não atrapalhar os termos.
A ideia seria ligar o carro na casa com segurança, pois vi alguns vídeos por ai muito complicados para um dia que por exemplo esteja apenas sua esposa em casa e ela precise ligar o backup de energia. (extensão daqui outro adaptador aqui - não curti não).
acho que assim vai ficando proximo da viabilidade, exemplo:
Pluga o carro em um adaptador seguro tipo 2 e vira uma chave vermelha. E Pronto!
No caso, coloquei de forma visual, para debatermos se for de interesse de todos. (leigos e tecnicos) - Peço para não executarem o esquema até um tecnico capacitado valide as ideias em questão.
Minhas maiores duvidas no momento são em consideração qual seria a melhor configuração saida de voltagem a ser escolhida e se existe um trafo ou outro equipamento que nos ajudaria nesta conversão.
Pra quê o Trafo? Como pessoal falou, um trafo não tem como transformar uma fase em 2 ou 3.
Você precisa escolher uma de suas fases e alimentá-la.
O seu freezer que está alimentado fase-fase não irá funcionar.
Agora existe um dispositivo, que não é um trafo que pode gerar as 3 fases pra vc:
Só atentar que é bem limitada a potência.
@wallacealves sim, é aí está minha maior questão. Pois não sou do ramo, e estou tentando encontrar uma solução neste ponto, até pensei em escolher a saída 127v no carro e eliminar o freezer 220v
Ou trabalhar com um autotransformador só no freezer
Não seria melhor deixar 220V(fase/neutro) e usar um trafo pra geladeira? Normalmente tv/internet e iluminação são bivolt.
Se você colocar o carro com saída em 220V, você até pode utilizar um transformador para gerar o “equivalente” a duas fases de 110V. E com um inversor até poderia ter 3 fases (mas não atende esse caso exatamente por outras questões).
Teria que isolar as cargas prioritárias como indicou com a chave de transferência. Mas tem que entender que quanto mais coisas colocar nesse quadro de cargas prioritárias mais complicado fica.
E existem diversos detalhes que precisam ser considerados como DESBALANCEAMENTO entre as cargas dessas duas “fases” geradas.
O Diagrama permite fazer qualquer desenho mas funcionar de forma eficiente e sem sobrecarregar os componentes é uma questão diferente. A energia que entra de um lado do transformador vai ser convertida e precisa ser consumida, ao ter o secundário do transformador para duas “fases” 110V e com consumo desbalanceado ele vai consumir a energia restante na outra “fase” como calor o que não é bom.
O mais simples e SEGURO mesmo é ter a saída do carro exatamente em 110-127V e ter o que você considera prioritário ligado em um quadro somente com essa fase e o neutro. Vai ficar mais limitado em termos de potencia pelo limite de 16A da saída V2L mas é totalmente seguro. Para fazer a ligação com a casa as coisas são mesmo mais complexas e terem outros detalhes considerados. Tem muita gente fazendo gambiara com cabos ligações em tomadas e isso é um perigo e vai acabar dando problema.
E cuidado ao fazer isso pois tem muito eletricista que sai fazendo emendas em neutro pela casa, se a sua for assim você pode ter problemas. A maneira mais segura de saber como está essa questão é colocar IDR na instalação e nos equipamentos utilizados. Se o IDR desarmar tem neutro interligado.
Seu diagrama não tem IDR e DPS, e são pontos importantes que deveriam ser considerados e colocados corretamente principalmente em uma distancia de 90m como indicado ai.
Você precisa mesmo de um carregador de 11kW ? A diferença de tempo de recarga não é tão grande para um carregador de 7kW. Nem todos carros suportam recarga trifásica e todos suportam monofásica (ou mesmo duas fases simulando monofásica). Se você ligar um carro monofásico (a maioria) nesse carregador do diagrama ele só vai carregar em 3.5 kW. Colocar o transformador para ter um carregador trifasico só vai gerar mais custos e um problema quando precisar carregar um carro monofasico.
Onde moro tenho exatamente a sua situação de trifásico 127/220 e consigo carregar em uma noite sem problemas um carro a 7kW com duas fases e se precisar coloco o segundo carro em 3.5kW com a fase restante. Deixei duas fases em uma tomada 2P+T 32A azul e outra fase em outra tomada do mesmo tipo (um pouco fora do padrão por ser 127V em tomada azul, mas me permite carregar distribuindo a corrente sem problema entre as 3 fases em uma situação que precise carregar 2 carros simultaneamente)
Num futuro com um sistema especifico dai você pode pensar em ter o chaveamento completo das três fases para a casa. Mas tentar colocar V2L monofásico para funcionar em mais de uma fase só vai mesmo dar dor de cabeça.
Tem gente que mora em locais com 220/380V e tendo todos os equipamentos em 220V não tem equipamentos de casa que precisam de 2 ou mais fases, dai as coisas são mais simples pois basta colocar os equipamentos importantes em uma das fases .
Se você coloca a saída em 127V sua potencia fica limitada em 2032 W(127V*16A).
Antes de sair pensando em colocar mais um transformador que ainda pode perder parte da energia com calor precisa saber se o restantes do consumo somado esta dentro do limite.
E não pode só observar o consumo nominal, pois tem os picos. Muitas geladeiras comuns que consomem pouco pedem ligação para picos de 1000W. Você precisa considerar o pior caso de cada equipamento e não o médio para fazer o dimensionamento.
Pensei nisso, mas fiquei com receio que tenho outros eletrodomésticos 127v - que eventualmente outra pessoa da casa possa ligar nas tomadas.
Precisaria isolar os circuitos que vão ser alimentado pelo carro dos outros circuitos da casa. Se for possível, faz uma tomada de sobrepor pros eletrodomésticos que você precisa ligar em caso de emergência. Ou faz uma extensão pra cada um… você provavelmente vai precisar muito pouco.
A casa em stand-by tem pouco consumo, pois tudo é em led/inverter/a gás, e basicamente a fase que tem mais consumo é da geladeira - vou estudar a questão dos picos e agradeço pelas ideias
A ideia é chegar num consenso de segurança para um usuário leigo.
Assim não quero, pensei na chave de transferência e um plug tipo2
No quadro já tem
Sim, fiz isto!
O cuidado tem que ser triplo!!!
Mas no seu bypass para os equipamentos essenciais não vai ter quando ligado no V2L.
Para rede 127V o ideal é DPS de 175V, com DPS de 275V você tem um bom pedaço sem proteção (dos 175 aos 275V).
Quando algum queimar e for trocar recomendo verificar isso.
No quadro já tem
Já deveria ter DPS também na entrada além desse do quadro interno.
@ivanfm adicionei ao esquema os DPS´s e DDR
@Roluber adicionei o disjuntor tuya wifi 32a3p para desligar o trafo do carregador 380v 11kwh 16a
@julio pensando em trabalhar com 110v 2200w mesmo
@Marcelo.Andrade minha geladeira é DI80X - Electrolux (igual ou similar a sua)
agora vou estudar as cargas
Agora ficou bom. Só tem que desligar os "circuitos não prioritários. Na verdade, tudo que tiver ligado em 2 fases não vai nem funcionar mesmo, vai enxergar 0V na entrada.
Vc já comprou o transformador trifásico? Acho que vou comprar também, pra carregar em 11kw quando mudar pra Manaus que a rede é 127v por fase.
@wallacealves ainda não comprei, estou aguardando fechar esse esquema para começar a comprar os dispositivos, mas vi junto com o @Roluber no tópico carregador portátil uma opção no mercado livre, mas tem que ver se te atende.
@ivanfm adicionei ao esquema os DPS´s e DDR
DDR é diferente de IDR. um DDR já tem a funcionalidade de Disjuntor junto. Normalmente DDR é caro e dificil de encontrar, mas economiza espaço no quadro.
Na esquerda em cima vc indicou disjuntor, mas tem foto de um IDR/DDR. O melhor local para colocar ele se sua instalação estiver correta é no quadro antes das cargas.
Sem uma necessidade real para o trifasico volto a repetir que fazer uma instalação de 11 kW, pode te gerar mais problemas que vantagens como fazer um carro monofasico carregar somente em 3.5kW. Se quer mesmo utilizar transformador e instalação de carregar em trifasico deveria fazer em 22 kW para pode carregar carro monofasico em 7kW. Mas sem uma necessidade comprovada é mais simples e economico utilizar duas fases para ter 220V e carregar em 7 kW qualquer carro do mercado.