V2L (vehicle to load)

Sim, A ideia foi simplificar, menos dispositivos.

Vai ter um antes das cargas, então ali vou voltar um tetra polar simples, só pra manutenção como estava antes.

A ideia era usar a velocidade máxima de carregamento do dolphin plus, sei que 7kwh atende na maior parte dos dias, mas um trafo mais carregador 380v poderia chegar nos dias que preciso carregar mais rápido no quase dobro da velocidade real, isto é em 11kwh, meu atual, carrega no wallbox BYD a 5.9kwh. Então gastaríamos apenas em equipamentos já que o custo da recarga será zero pelas placas solares.

Melhoraríamos um ponto fraco do carro elétrico, tempo de recarga em casa.

@Roluber
7kwh para 11kwh
Real
5.9kwh para 9.44kwh daria 60% a mais

Meia carga por exemplo
Dos 30kwh (1/2 de 60Kwh do D plus) sairia de 5:10 horas de carregamento para 3:10h (mais ou menos) 40% a menos de tempo

Acho interessante
Ps( desculpem o rumo fora do Tópico):grimacing:

A “velocidade/potencia” real não vai ser 11kw. O máximo que ja vi no meu foi 9.6kw. Mas o normal é entre 9.4 e 9.5kw.

E no da BYD, o maximo que vai é 6.2Kw, mas o normal é 6.0 a 6.1kw

1 curtida

Meio off-topic mas deixo meus 2 cents sobre carregar mais rápido em casa.

Tanto 11kWh quanto 7kWh são cargas lentas. Pra mim tanto faz se carrega a noite em 4 ou 7 horas. Se eu precisasse carregar realmente rápido por algum motivo, teria que ir até um carregador DC. Na prática nunca precisei fazer uma carga rápida estando em casa, sem viajar. Sempre recarrego quando chega a 50% e mesmo assim ainda tenho carga o suficiente para ir aos lugares em caso de imprevisto (casa de parentes, médico, shopping, etc).

Cada um tem seu uso e fiquei curioso para exemplos de uso prático de um carregador lento de 11kWh em relação ao de 7kWh que justifiquem o transformador.

3 curtidas

Meu principal uso é quando tenho que levar e buscar dois passageiros de campinas/indaituba pra sao paulo.
Ontem mesmo fiz esse rolê, sai 5:45 de campinas busquei o segundo passageiro em indaiatuba e parti pra sp. Voltei pra campinas cortando os pedagios, cheguei em casa 11:30 e coloquei pra carregar, almocei, dormi e 15:30 ja estava carregado. sai de casa pra sp buscar eles por volta das 16:00

As 11:30 quando cheguei em casa, estava com 40% de bateria. Carreguei até 100% em aproximadamente 4 horas. No de 7kw eu precisaria de pelo menos 6 horas. No de 7kw não daria tempo de carregar até 100% no tempo que eu precisava pra sair.

Daria pra carregar o suficiente pro percurso no de 7kw. Sim, mas não seria tão confortável quanto sair com 100%

3 curtidas

Esse é O caso de uso pra essas cargas de 11-22kw, na minha opinião.

1 curtida

A questão é quantas vezes você realmente precisa disso em relação as vezes que não precisa. Você vai colocar um equipamento que vai reduzir a sua potencia de carga de um carro comum monofásico (a maioria do mercado) de 7kW para 3.5kW, para ter para os carros trifásicos (que são poucos) um aumento de 7kW para 11kW.

Mas junto com isso injeta uma perda de pelo menos 5% de energia na transformação, e dependendo da qualidade do transformador e da localização vai criar uma chiadeira para sua família.

Nos trechos específicos que você citou uma parada de 15 minutos em um DC de 60 kW já seria equivalente a 1 hora em 15 kW. Se você estivesse colocando um DC de 20 kW ou mesmo AC de 22kW faria muito mais sentido, mas um carregador de 11 kW só consigo ver mais problemas que vantagens.

Os carregadores de 11kW tem a limitação de 16A que acaba gerando um problema para os veículos que não tem essa configuração de OBC trifásico.

2 curtidas

Não sou o @Roluber mas acho que entendo a lógica dele:

• Sempre carrega no trifásico na casa, então não tem essa situação de usar monofásico a 3,5kW.

• Ele tem fotovoltaica, então as perdas do transformador são irrelevantes.

• A energia sai de graça na casa dele, então se puder evitar pagar por uma carga DC melhor.

• Carregadores DC são caríssimos (ou pelo menos eram, na ultima vez que pesquisei) e até onde eu sei no Plus não carrega 22kW AC.

Para uso profissional como motorista de app até acho que vale a pena o transformador, mas que quem carrega de vez em quando em casa, já acho que não vale tanto assim.

2 curtidas

A questão é que o carro que ele tem é trifásico. Ele tem que fazer o sistema dele pra o carro dele e não pra o carro dos outros. Se um dia trocar de carro, tira o transformador, liga duas fases e cabou. Faz isso em 30 minutos e tá com um carregador monofasico em 32A.

Eu também vou me mudar em breve e vou colocar carregador trifásico pra carregar o meu carro em 9,5kw.

1 curtida

Exatamente, e eu só uso o trifásico quando preciso de carga um pouco mais rápida, mas a maior parte das vezes uso o carregador da byd de 7kw mesmo. O transformador, consegui um usado de 30kva por 1900 reais na OLX, então se eu precisar futuramente carregar um carro que aceite 22kw na teoria ja está pronto, meu carregador ja é de 22kw(precisaria verificar se a fiação e os disjuntores estão adequados) mas não seria uma coisa complicada.

Sobre o barulho, tem um barulho tipo uma vibração da bobina do transformador, mas nada muito expressivo, e a garagem fica afastada, então é zero incômodo.

O carregador DC, mais barato da região são os da cpfl e é 2,00 o kw/h. E ainda corre o risco de chegar la e ter fila. Fora que não é tão cômodo quanto carregar no conforto da minha casa.

Pela quantidade de vezes que utilizo o trifásico, não acho que justificaria, coloquei mais porque estava fácil, consegui um valor bom, acaba sendo um backup caso o wallbox de problema e pelo conforto e a disponibilidade de “caso precisar, eu tenho”, como eventualmente acontece.

Quando preciso só ligo o disjuntor/medidor tuya no transformador e o portatil ja liga e só espeto o plug no carro.

3 curtidas

A ideia é essa, pois tenho um Dolphin Plus e pretendo trocar nosso segundo carro que hoje é a combustão por um opção híbrida da BYD em breve.

Ficaríamos com 2 opções de carregamento uma de 7kwh outra 11kwh

Saída V2L com 217,6v 60 hz

1 curtida

Só complementando… também tem 127V.

O problema é que estava vindo 100v/50hz.
Na entrega técnica, eu só saí depois que me mostraram e mudaram para o que eu queria na época (220v/60hz), mas depois mudei de idéia e aproveitei naquela “revisão” de 3000km para colocarem em 127v/60hz.

1 curtida

Essa semana eu vi que apesar de certo, está errada a configuração do meu. Um transformador na rua estourou e fiquei sem energia. E pensei em usar o carro para abastecer a casa temporariamente. A rede aqui em SC é 220v monofásica. Contudo, por um cuidado extra, fui medir a saida do v2l antes de ligar alguma coisa nele e de fato, estava em 220v porém a ccs conseguiu a proeza de ativar como bifasico! A minha sorte foi que além do multímetro, eu inventei de usar uma chave de testes, justamente para saber qual pino estava entregando a fase e qual deveria ser o neutro. Ao verificar as saídas, em vez de 1 fase de 220v e um pino neutro, estava configurado com 2 fases de 110v.
E sim, eu sei que na pratica 2 fases de 110v funcionam como 220v. Mas o problema todo é que como no nosso estado o padrão é 220v mono, muitos construtores não tem o cuidado necessário na instalação elétrica, pois nas nossas casas, o neutro pode ser ligado até no aterramento de chuveiros por exemplo(fora das normas obviamente).
Então basicamente eu acabei não utilizando com medo de gerar algum curto na casa. Sem contar que toda a parte de sistemas de proteção e disjuntores da casa não tem ligação para a parte do neutro.

Não é isso. O carro é monofasico e só. Sua chave teste acendeu dos dois lados pq nem um lado nem o outro estão aterrados e pegou alguma flutuação. Pra ter bifasico teria que ter 3 fios mais um terra. Ou seja, 4 pinos pelo menos.

Nesse caso, vc vai ligar na rede um dos pinos, esse deve estar aterrado no padrão, e na sua rede interna, a partir daí vc tem ele equipotencializado com o terra e sua chave teste não acenderá mais. No outro lado vc terá 220v, uma fase.

Ontem usei o meu Dolphin GS para alimentar minha casa a noite por mais de 1 hora usando imas 20 lampadas, roteadores, TVs e Ar Condicionado Split.
Consumiu ± 2% da bateria.

1 curtida

Ainda não encontrei um profissional que consiga fazer um quadro para eu abastecer a casa

boa noite amigo será que vc poderia demonstrar como seria ligado na rede monofasica 220v

Receita de bolo não é uma boa para esse caso, mas se é monofásico teoricamente só precisa da chave de transferência (além dos itens de proteção que já deveriam fazer parte de qualquer instalação aterramento, IDR, DPS e disjuntores todos corretamente dimensionados) e garantir que só utilize equipamentos dentro da capacidade da saída do veiculo (a maneira mais simples é colocar um disjuntor no limite da capacidade da saída do veiculo) e compatíveis com a saída que não é onda senoidal, .

Mas não acho que isso deve ser feito por quem não entende do assunto pois se a instalação não estiver correta e não for isolada pode dar problema. A ideia do V2L não é ligar na casa por isso que existem especificações de V2H e V2G.

Qualquer adaptação disso precisa ser analisada localmente por um profissional, volto a repetir que o seguro é utilizar o V2L de acordo como foi definido, cargas individuais ligadas na saída do carro. No máximo um pequeno quadro separado com suas cargas prioritárias e uma chave de transferência.

Segue algumas informações a mais sobre o assunto

O único v2h que achei para comprar

@Akornow , comprei o mesmo plug, uma dúvida básica, vc crimpou ou soldou os terminais?

Obrigado!