V2L (vehicle to load)

Oi @Rafaelnfernandes
Eu pessoalmente prefiro crimpar, mas como pretendo mudar o cabo em seguida, soldei.
Tive que usar 2 ferro de solda pequenos que tenho aqui pois a minha pistola de solda estava ruim.
1 soldador de 60w não deu conta de aquecer todo o pino e o cabo. Foi necessário 2 pra não dar solda fria.

1 curtida

Consegui falar com a intercontrol que me direcionou para divisão alemã da empresa, que vende para sul Europeu, (se recusaram a atender o Brasil, mas como disse que estava em Portugal) me encaminharam o contato

https://www.ambibox.de/en/ambicharge/11-kw-dc-wallbox

Executei um esquema aqui, no mínimo bem interessante. (Um pouco mais completo do que o postado anteriormente e com mais proteções)

Minha rede é trifásica 220v F+F+F+N (fases em 110v)

Direita azul - Saída do carro 220v alimentando um trafo dimensionado gerando 220v F+F+N como fonte “B”

Centro quadro com protetores e disjuntores, separa do o solar, chave para escolher entre concessionária”A” ou V2L+”B”

Direita vermelho - carregamento a 11kwh para o Dolphin plus (real 9.6) - concessionária alimentando um trafo de 220v trifásico para 380v trifásico

No teste final o V2L+ alimentou tranquilamente uma geladeira110v, um freezer220v, iluminação, internet, tv, notebook e um ar condicionado inverter 220v.

Opinião: ter um ótimo equipamento destes, um BYD com bateria de 60Kwh, e alimentar apenas uma cafeteira ou apenas um equipamento(qualquer) acho desperdício. Mas é claro que tem que ter bom censo e muito critério. Ter um ótima instalação residencial dimensionada e assim por diante.

4 curtidas

Obrigado por compartilhar. Agora uma dúvida. É possível pegar a fase 220v do carro e fazer bifasico 220v, sendo F + F + N? Meu Dolphi está configurado para 220v e como sabemos é monofasico. Mas minha casa é 220v bifasico. Seria possível fazer isso? Isso seria feito pelo trafo?

Exato, aqui fiz desta forma:

Do carro sai 220v 60hz através de um adaptador de descarregamento (em breve vou atualizar para o tipo2, comprei um aqui eu não tinha dado certo), passando para um medidor para eu ver o consumo, kWh, amperagem, watts, volts (para não sobrecarregar), vai para um disjuntor que alimenta um trafo (não foi caro não, um pouco mais de R$1.100,00) ele vai transformar 220v 60hz do carro em fase+fase+neutro(115+115+N), depois coloquei algumas proteções como dps, dr, e um novo disjuntor que aí sim, se torna disponível para um fonte “B” de alimentação para a casa.

Lembrando o neutro da companhia deve ser interrompido junto com a carga da companhia, seguindo para a casa F+F+N gerado pelo trafo.

Se houver placas solares também não deve se misturar com a energia do carro, devendo ficar antes

Ainda preciso fazer um teste de consumo, por tempo maior, por enquanto fiz alguns testes rápidos e se comportou bem.

“Lembrando que tudo isso deve ser feito por profissional habilitado”

1 curtida

Me passa o modelo e o fornecedor do trafo qie faz a conversao para F+F+N
Por favor

Existe um problema que não estão considerando no uso do TRAFO ao transformar 220V em 2x110V.

Isso é basicamente um transformador 1:1 onde metade do lado da entrada alimenta metade do lado da saída, mas a corrente passa pelas duas metades portanto a indução vai acontecer com mesma intensidade em ambos os lados.

Se houver desbalanceamento no lado que vocês querem fazer o equivalente a essas DUAS fases de 110V a compensação vai ser feita por aquecimento e isso pode causar um grande problema.

Por isso que muitos equipamentos incluindo inversores e geradores a combustão definem limites de desbalanceamento.

Obrigado pela informação @ivanfm. Sou completamente leigo no assunto. Então pelo que vc explicou, não teria uma solução segura? O correto seria, no meu caso, alterar a configuração do carro pra 127v e alimentar apenas o circuito monofásico, deixando de fora os equipamentos que são 220v?

(!)Ainda estamos testando este V2L+

Fala com a Sheila, gerente da Solara Transformadores de SP, eles tem ótimo valores e para mim, supriu perfeitamente a minha necessidade.

Solara Transformadores
11 95281-8440
Sheila Gerente Comercial

Utilizei um Trafo de 4Kva de 220v para 115+115+N

O ou trafo de carregamento rápido foi de 15Kva de 220v trifásico para 380v trifásico

@ivanfm Sim, este balanceamento é importante e precisamos sim considerar.
Inicialmente fiz apenas alguns testes rápidos para saber se ia funcionar, até ontem.

Ontem choveu muito por aqui, e ficamos sem energia após um forte estrondo.

Resumo:

18 horas sem energia
V2L+ consumiu 15% da bateria do carro

(Dolphin Plus Com 60kw)

Geladeira, Freezer, lâmpadas, roteador e tv
Ligados.

É claro que coloquei a geladeira no mínimo, não ligamos itens que são desnecessários. Sem esbanjar.

Consumiu menos que 1% por hora
A amperagem de consumo ficou entre 2~3 amperes

@ivanfm mesmo com uma carga de consumo baixa, como esta, o desbalaceamento a partir de quanto seria um problema? Cada fase consome uns 2 a 3a

Longe do limite de 16a do carro ou dos 4kva do trafo.

(!) Estes dados do teste na prática foram para realidade na minha casa

@wandss considerando principalmente as partes “sou leigo” “não tem solução segura?”

Na minha opinião solução segura e para leigo é seguir o que é o objetivo da saída utilizar ela na tensão correta e somente para um ou alguns equipamentos que tenham consumo abaixo da capacidade da porta, mas não ligar na rede da casa.

Utilizar um transformador simples para uma eventualidade pode ainda ser seguro, mas já vi leigos ligando transformador ao contrario e isso pode queimar equipamentos dependendo da situação.

Outras soluções podem funcionar e ser seguras SE forem analisadas caso a caso e dimensionadas (preferencialmente por um profissional QUE SE RESPONSABILIZE pelo uso). Não são soluções que vão ser discutidas em detalhes em um fórum onde cada um tem um contexto diferente na cabeça (ex. tem gente que mora em local 110 e outros 220V por padrão, e as vezes uma frase incompleta faz o outro lado responder pensando no contexto dele que é diferente)

Vai ter gente ligando V2L em quadro e vai funcionar, mas ser seguro e não causar problemas nos equipamentos é outra coisa que não tem solução genérica.

Soluções para ligação na casa vão surgir com os veículos que suportem V2H e V2G, e vão ter que ser assinadas por pessoas que serão responsáveis por essas soluções.

Concordo que não há uma receita de bolo pronto para o assunto, pq cada lugar tem uma entrada de energia diferente, e um quadro residencial com divisões diferentes. Consumos e finalidades diferentes. Isso torna a receita de bolo muito difícil ou inviável.

1 curtida

O numero só um entendido em trafos que pode calcular em detalhes, eu tenho algumas estimativas.

Entendo que vai variar de acordo com cada trafo já que a energia excedente do outro segmento vai ser transformada em calor (portanto depende até do material do trafo), e claramente isso vai ser proporcional a corrente utilizada.

Estimo que quanto maior for o transformador, menor a chance do acontecimento gerar um dano a ele, mas ainda assim vai ter a perda da energia.

Supondo um caso extremo e (com valores redondos) onde tenha esse trafo 200V de um lado e 2x100V do outro. Se um segmento de 100V estiver consumindo 5A e o outro nada, de qualquer forma teriamos 5A do lado 200V. Isso daria 1000W saindo do carro mas só 500W sendo consumido dessa forma a perda seria de 50% (sem considerar as perdas adicionais já existentes). Entendo então que o desbalanceamento pode levar a perdas de 0 a 50% da energia consumida no primário.

Ai você poderia acompanhar isso colocando um medidor do lado do carro, e dois medidores do lado 110V. Se registrar os valores pode determinar as perdas reais que tem no seu caso.

Se fosse tão simples manter isso de uma forma funcional e barata acho que teriamos mais sistemas de nobreak e geradores com saida bi-volt. Em algumas pesquisas que fiz de geradores alguns indicavam utilizar uma diferença máxima de 30% não é o caso aqui mas é mais uma demonstração que existe um problema no desbalanceamento.

Alguns inversores solares atuais mais caros indicam " 100% unbalanced output", deixando claro que outros equipamentos não suportam o desbalanceamento, mas normalmente não tem isso na especificação.

Excelente explicação!
Sim, coloquei um medidor bem completo do lado do carro e outro dos lados das fases para acompanhar estes números.

o QDC da casa já tinha as cargas bem distribuídas e balanceadas com Amperímetro e Voltímetro em cada fase.

Vou acompanhar o balanceamento das fases!

Qual a necessidade de duas fases de 127V?

Se você precisa de 220V, o monofasico do carro atende igualmente. Não precisa ser 220V bifasico… e se você precisa de 127V… usa um trafo monofasico e não precisa se preocupar em balancear a fases.

É por isso que não tem uma receita de bolo, cada instalação é diferente, nesta instalação tem por exemplo uma geladeira 110v (F+n), e um freezer 220v(F+f), então o esquema aplicado neste teste contempla as características já existentes desta instalação residencial.

Ah ta, entendi… no caso seria porque usaria a fiação existente e outros aparelhos compartilham da mesma rede.

@ivanfm O “V2L+” se comportou bem no teste de balanceamento de corrente, o circuito em questão do QDC consumia 2 ~ 3 amperes por fase, depois elevamos com uso de microondas, chegamos a 2.300W, em todos os testes de cargas (prioritárias) - dispositivos que serão atendidos em um momento de necessidade, tivemos uma diferença entre as fases sempre com menos de 1 ampere. As medições foram feitas tanto antes quanto depois do trafo.

Tiramos algumas duvidas também quanto a construção e característica do trafo com técnicos do fabricante - foi muito interessante (bobinas, isolamento, ligação em estrela e etc…) mas não vou entrar nisso.