V2L (vehicle to load)

Você descobriu o motivo Cristian ? Aqui tá do mesmo jeito

Aqui quando coloco uma carga alta ele realmente desarma e arma, ligar ar condicionado não rearma.
E aqui em casa estou usando só os 2 pinos da tomada, se o terra.
Não sei porque funciona redondinho aqui assim.

Pessoal, fiz uma coisa básica aqui pra tentar alimentar a casa, mas deve estar faltando algo pra funcionar, quando conecto da um erro no painel do carro…

Como fiz?

Ligo o adaptador V2L no carro, e tem um cabo Macho Macho de plugue 20A, ai ligo numa tomada que fiz pra isso na garagem.

Quando cai a energia eu iria desligar todo o sistema SOLAR nos disjuntores, iria desligar o disjuntor geral na frente da casa e ligar a casa no V2L, pro solar na interferir nem dar algum problema caso volte a energia.

Quando conecto não está funcionando, desliguei os disjuntores dos ar condicionados da casa antes de ligar pra não sobrecarregar, a ideia seria ligar lampadas, internet, TV, computador… coisas mais básicas.

Acho que o que posso ter feito de errado é que o NEUTRO não tem como desligar no disjuntor geral, será que é por isso o ERRO? Pelo fato do neutro ainda estar conectado com a rede eletrica externa? Será que se eu colocar um disjuntor pra desligar o neuto na entrada da casa resolveria?

Maicon, vai isolando o problema:

1. quando vc usa o V2L pra alimentar um dispositivo único, ele tá funcionando?

2)qndo conecta numa tomada (usando o macho macho) e desliga o disjuntor desta tomada, outros pontos do mesmo disjuntor estão eletrificado?

E assim por diante

Mesmo com o disjuntos desligado na tomada do V2L (tem um disjuntor exclusivo só pra ela) da erro até com ele desligado (por isso pensei em talvez ser o neutro pq ele não passa pelo disjuntor)… Vou testar novamente ligando algo direto, algo bobo, mas já tinha testando e funcionava, vai que deu algum problema…

Deu certo, o aterramento tive que tirar. Outra coisa mais idiota é que minha casa tem duas fases e obviamente só uma delas estava ligando e não percebi.

1 curtida

O contator seria uma boa pra fazer essa troca automática das cargas. Assim ele consegue saber quando tem energia da concessionária e do carro e vice versa. Aqui vou colocar ele em apenas um circuito que serão as tomadas da sala e da cozinha.

Aqui coloquei uma chave de transferência, nela são ligadas as fases e neutro da css como fonte A e as fases e neutro do carro (no meu caso usei um trafo pequeno) como fonte B.

Ao girar (deixei no manual) interrompe as fases e o neutro da outra fonte.

Lembrando que o solar deve ficar entre o padrão e a fonte a, nunca junto com o carro.

Tem como mostrar o esquema elétrico que você usou?

Eu fiz um esquema em um sítio com uma comutadora e ligando a fase do carro (127v) nas duas entradas de fase do gerador.

Nesse esquema… todo que for 220v (+127v e -127v) vai enxergar a mesma tensão pois será so +127 nos dois polos.

Com isso mato as cargas não essenciais (ex. chuveiro) e as demais são atendidas (127v).

O ponto é que notei que o neutro do carro não é 0v e tem um pouco de corrente… alguém mais percebeu isso?

Boa noite!

Estava dando uma olhada na sua postagem e achei bem interesante. Obrigado por compartilhar.

Casualmente tambem tenho um inversor Deye 8K e estou por comprar um byd tan.
Poderia me ajudar com uma duvida?

O meu inversor esta configurado para trabalhar com F+F+N pois a enel chega com essa configuração.

Sera que da para utilizar a saida v2l ?

Obrigado !

Ola. Boa noite!

Qual seria o modelo? O Hibrido?

Os híbridos possuem uma entrada gerador. Que é usada ligando o v2l nela.
O resto é configurável no inversor mesmo.
Ele é muito flexivel nas configurações.

Boa noite!

Ok. Vou verificar se posso conectar 220v monofasico unicamente pela entrada do gerador.

Obrigado pela ajuda!

Gostei muito do inevesor deye. Acredito que temos extremamente o mesmo inversor

O modelo exato e: SUN-8K-SG01LP1-US

E hibrido sim

Estou montando um quadro com circuito de emergencia e uma chave comutadora mas ainda nao terminei a ligação

Pelo que vi no manual dele e pelos CT no quadro, seu sistema está instalado como bifase 127v.
A porta de gerador dele possui N, L1 e L2 sendo que cada uma das Fases L é 127v.
A questão é que a saida V2L do carro é só monofasico.
Precisaria ver com o suporte da Deye se vc pode ligar um gerador 220v mono fase entre L1 e L2.(No caso seria o V2L do carro configurado para 220V) O que penso ser a melhor opção.
Se não for possível, a outra opção é tb confirmar com o suporte da Deye se é possível somente mono fase 127v entre N e L1.
Qquer coisa, estamos a disposição.

Boa noite ! Vou consultar com o pessoal da Deye

Voce utiliza unicamente 220v?

Obrigado pela ajuda! Vou continuar investigando

Boa tarde, nao descobri o motivo, notei que quanto maior o consumo menos sensivel ele fica a desligar quando liga um dispositivo novo, por exemplo se ligo somente algumas lampadas de led, até o carregador de celular faz desligar quando conecto na tomada, já quando esta consumindo mais ele permite ligar algumas lampadas, carregador sem ter essa queda

Desculpe a demora na resposta, não recebi notificação da sua pergunta.
Aqui é 220v F-N então é mais tranquilo. Meu inversor é mono fase.