V2L (vehicle to load)

Como é em uma área rural falta bastante, além de demorar pra voltar pois como tem pouco morador, em temporal a gente sempre fica por último.

Sobre o ajuste. Eu vi um cara comentando que o ajuste é apenas na tensão, a corrente tem o mesmo limite pra 110v e 220v, nesse caso a carga via máxima seria reduzida pela metade.

Procede essa informação?

Sim, na prática consigo no max de 13A.

LeoAssis saudações! …Uma pergunta: Sabe me informar se a tensão de 220V com o VCL conectado que vem de fábrica, seria 127V fase(L1) e 127V neutro(N) ou 220V fase(L1) e 0V neutro(N)? …Pergunto pois aqui no PR é fornecida 220V bifásico = 127V fase(L1) e fase(L2) e 0V neutro(N).

É 220V monofasico. Uma fase de 220V + Neutro.

2 curtidas

A amperagem será sempre a mesma. Então quem utilizar em 220v tem vantagem de load maior no fim das contas.

1 curtida

Então. To fazendo a separação de cargas prioritárias aqui e to vendo pra trocar a geladeira pra 220v, único prioritário que não é bivolt

1 curtida

Essa parece ser a tensao japao. Parece que existe varias opcoes e melhor que colocar 110v seria proximo a 120v pois a rede em casa costuma ser 115v~127v

Olá pessoal! Estive na CSS hj (15/08/2025) pra fazer a configuração da voltagem e frequência do VL2 no meu Dolphin Plus. O técnico utilizou este mesmo tablet e foi nesta mesma função pra tentar configurar, só que no meu caso deu problema. E carro não esta acatando, dando um erro no final do processo e voltando pra configuração original, de 220v (tinha pedido pra ajustar pra 120v). Eles acabaram abrindo uma ocorrência com o suporte BYD e pediram 48h pra me dar um retorno…

Alguém, por acaso, enfrentou este mesmo problema na hora de configurar?

Seria importante saber o que dizia a mensagem.
É tipo ir no médico e dizer que está com uma dor mas não falar se é na cabeça ou pés.
:rofl:

2 curtidas

Sim, tem razão… :sweat_smile:
Infelizmente não consegui pegar a msg com eles.
Mas pedi a um eletricista de confiança pra aferir a voltagem e frequência no adaptador V2L que comprei e pra minha surpresa e felicidade, mesmo com o erro no tablet da css, o Dolphin Plus acatou a configuração solicitada de 120v e 60 hertz.

Passei a informa ora css se atualizar e testar a saída após a configuração e deixo aqui o registro pra atualizar o fórum, caso mais alguém se depare com algo parecido.

1 curtida

Quando pedi para eles configurarem, eu levei meu multimetro e testei lá na hora para confirmar que estava tudo certinho. Realmente é bom testarem logo após configurarem.

1 curtida

Olá @Akornow, parabéns pela experiência, tenho também um BYD e um inversor DEYE HIBRIDO 5K EU, meu plano de ligar a saída V2L na porta GEN… estou com dificuldade de melhor compreensão, pois alguns estão me sugerindo usar um trafo devido a falta do neutro, sendo que o byd sai 110v + 110v, como ligou em seu inversor, poderia compartilhar esta informação ? aqui a rede da concessionária 220v monofasico F+N.
meu e-mail marcelo.colle@gmail.com
grande abraço.

Que eu saiba a saida 220V do byd tambem é monofasica.
Tem certeza que ta saindo 110+110? :eyes:

2 curtidas

Quando meu V2L chegou eu testei aqui e era 220v monofásico. Inclusive encareceu demais meu projeto de usar o carro para alimentar cargas prioritárias durante quedas de energia, teria que trocar a geladeira.

Então, medi entre L1 e N dá 220V, porem se medir L1 + T dá 110V e N + T dá 110V.
Diretamente da BYD, não consegui confirmação.

Mas sim, na concessionária foi e esta configurado para 220v ok, sendo opção de configuração 220v ou 110v 50hz ou 60hz.

Eu sabia que tinha a opção de configurar pra 220v ou 110v, mas imaginei que seria 110v monofásico, se der pra pegar 2 fases de 110v meu projeto volta a ser interessante. haha

Neste você ligou na GEN? O V2L ? Sou de SC aqui a rede é 220v mono, aí também?

Olá @MarceloColle

Curioso. Realmente não tinha medido entre F - T e N - T
No meu deu um pouco desbalanceado, um 98 e 110 no outro.
Anyway… No meu funciona, acho que a única diferença é que pedi pra configurarem a saída V2L para 230V invés de 220V, pois quando ele está puxando os 3000w a tensão cai para em torno de 214V.
Se estivesse em 220, acho que ia ficar em 200v ou menos com carga e não sei se esta faixa fica dentro do que o Inversor vai conseguir usar. Só testando aí…

Para a conexão no inversor, as coisas que tem que ter atenção são:

Importante: Não consegui usar o plug V2L comum do aliexpress pq é muito vagabundo, esquentava muito com o uso de 3000W constante. Vide texto pois fiz um com um plug tipo 2.

1. Não ter Terra equipotencializado (conectado) com Neutro em nenhum ponto da instalação que conecta com o V2L. (Se for o caso, coloque uma barra só pro terra da saída V2L). Provavelmente por ter essa tensão que identificou desarma direto.
  2. Limitar o quanto o inversor vai puxar de potencia do carro pelo menu Gen Port:
  3. Ativar Gen Peak Shaving no Advanced
  4. Marcar Gen nos horários que quiser que o carro seja usado.
  5. No menu Battery Setting no meu depois da última atualização que a Deye fez veio esta opção (Gen Force), que faz com que o gerador seja usado sem ser necessário atingir o mínimo de 90% de bateria do inversor. No meu caso como o banco é chumbo-acido, tento drenar sempre o mínimo possível das baterias para aumentar a vida delas.

Espero que ajude.

2 curtidas