V2L (vehicle to load)

Olá @RoneiKliemann , tudo bem? Está o manual do proprietário disponível online.

1 curtida

Bom dia.
Estou lendo esse Fórum pois comprei um adaptador no Aliexpress V2L para utilizar no Dolphin Plus.
Ao fazer o teste o conector não funciona e no painel do carro aparece aquele símbolo de um plug vermelho . Eu abri o meu adaptador e não sei identificar o que pode estar errado. Encaminhei aqui em anexo fotos do equipamento e caso seja possível me dar uma dica eu agradeço. Perceba que meu adaptador vem com um botão que deve servir para ligar ou desligar uma conexão entre fios. Quando comprei o anúncio não falava deste botão.

Comprei o modelo abaixo, preferi tomada universal. Encaixei no carro, liguei um mixer com tomada de 2 pinos e voilá, começou a mixar.

Produto bom e com ótimo preço. Só falta achar um uso pra ele. :grin:

Acabei de encontrar este item incrível no AliExpress. Dá uma olhada!
R$96,52 58%de desconto | Veículo elétrico Side Descarga Plug, UE Socket, estação de energia ao ar livre, usado para MG, Hyundai, KIA BYD, EV Type2, 16A, precisa de suporte de carro

1 curtida

Ola @DRRMC
Tens um multimetro?
É necessário um resistor entre 1 e 2k entre os pinos PE e PP. É so isso que é necessário para ativar o V2L.
Sua foto esta meio confusa pois tem um fio preto que não entendi onde esta ligado.
Poderia mandar uma foto desmontando esta parte do conector? Tem 3 parafusos que parecem torkx ali.

O meu tem o resistor quando abri para trocar por um conector 20A padrão brasileiro e com a tampa feita em 3D.

Obrigado pela informação.
Eu retirei os parafusos Torx. Eles apenas seguravam um suporte dos fios.
Segue uma nova foto e um esquema das cores.
Eu acredito que vou apenas comprar o resistor e modificar o aparelho como você falou. Os fios pretos que saem de PE e PP se fundem em um único fio preto que vai até o botão, interruptor. E do interruptor sai um fio amarelo que se liga ao terra. Acho pouco provável ter um resistor dentro do interruptor .não tenho ideia pra que serve este interruptor…

1 curtida

1 curtida

Parece que esse adaptador é para alguma outra marca. Já vi em fóruns de Hyundai e MG estes com interruptor e conexão do PE ao CP. Não é o caso dos BYD.
Dentro deste espaguete termo retrátil amarelo que tem entre os 2 fios pretos tem um resistor. A gente só precisa saber o valor dele. Se ele for algo entre 1 e 2k ohms tá beleza.
So teria que cortar esse fio preto que vai no CP e deixar tudo em serie.
Assim:
Pino PP > um lado do resistor > outro lado do resistor > um lado da chave > outro lado da chave > Pino PE
Obs sobre a imagem que postou a baixo com o esquema dos pinos do conector. Tome cuidado pois ele mostra o conector visto de frente e não por trás como é o caso da foto que passou do seu adaptador. Na imagem do esquema os pinos ficam espelhados. O que é na direita, vai pra esquerda e vice versa.
No seu caso, a única coisa que parece estar errado é este fio que vai ao pino CP.
Não da pra ver se ele esta soldado no pino, cortando ele so tome cuidado para isolar bem a sobra tanto no pino como no lado extra no resistor.
Provavelmente depois de tirar ele deve funcionar. Vc so vai continuar precisando de um multimetro pra conferir se seu carro veio com a Saída 110/220 e 50/60hertz.
Sugiro que antes de ligar algo 110 nele teste com alguma coisa bivolt como uma fonte de notebook ou carregador de celular para validar se tem tensão.
Uma vez que tenha, recomendo conferir com alguém que tenha um multimetro com frequêncimetro pra validar. O meu carro veio configurado para 90V 50hz.
Se não estiver de acordo com a tensão e frequência de sua casa, tens que levar na concessionária para eles ajustarem a saída de acordo com sua residência para poder ligar aparelhos que tenham por ex motor. Geladeira, etc…

2 curtidas

Obrigado Akornow.
Encaminhei abaixo uma foto do que parece ser a maneira correta de instalar a disposição dos fios e do resistor. O fio CP não fica conectado em nada pelo que entendi? Vou isolar a noite esse resistor. Remontar e fazer o teste.

1 curtida

Isto.
Tá certinho. Depois de testar corta essa perna que ficou sobrando no CP.
Ja que abriu o termoretratil consegue uma foto sem reflexo do resistor? Não consegui identificar as cores nele. São um código que diz o valor dele.

Boa noite.
Não funcionou…
Segue a foto do resistor.

IMG_20240216_204235

Boa noite
Este resistor é de 62 ohms 1% de tolerância não funciona com ele mesmo.
Terá que ir em alguma loja de componentes e comprar um de 1k ou 2k ohms.
As informações que obtive na Internet dizem que resistor de 2k indica ao inversor que o conector suporta ate 16 Amperes, 1k seria para 10 Amperes mas em meus testes não observei limitação de 10 Amperes. Consegui utilizar aproximadamente 3000w com qualquer um deles.
Fazem anos que não compro resistors em lojas, mas deve custar centavos ou no máximo R$ 1, 2 numa loja honesta.
O ideal é usar 1% de tolerância (que é o quão precisa é a variação da resistência dele no processo de fabricação) mas aqui em Porto Alegre não se acha isso em lojas. Aqui no meu coloquei 2 de 1k 5% em serie pois não existe valor comercial 2k e deu certo.
Os mais próximos são 1,8k ou 2,2k.

2 curtidas

Aparentemente este seu adaptador era pra hyundai.
Neste forum parece que tem gente querendo informações e tem exatamente o mesmo resistor do seu.

2 curtidas

No link que vc encaminhou tem várias opções que variam a corrente de 16 ou 32A e 1P ou 3P
Qual a diferença da 1P para 3P?
Pretendo usar na minha casa para montar um circuito de emergência para algumas lâmpadas e Geladeira
A tensão da rede é 127v entre fase e Neutro e 220v entre fase e fase
Qual o plug mais indicado?

@EduardoArrunategui 1P ou 3P indica a quantidade de pinos de fase que vem com terminais no plug.
No modo V2L a saida é sempre só em 1 Fase, no caso na L1. Entao se vc pretende usar esse plug só pra V2L 1P esta ok.
Provavelmente um de 1P (1 fase) e 16A que é a corrente maxima atenda para o que vc quer, mas pela diferença de preço (centavos) e excesso de zelo eu pegaria o de 1P e 32A.
Ah lembrando que o que vc precisa para conectar ao carro é o Fêmea.
O Macho só serve para ligar algo no carregador.

No meu caso, peguei um 3P e 32A pois estou trabalhando em um projeto com arduino para automatizar o processo de carga/descarga do carro integrado ao sistema solar, fazendo o dispositivo que estou desenvolvendo comutar entre carregador e descarregador de acordo com o tempo, geração solar, nivel da bateria e outros controles externos, como um powerwall.

1 curtida

Bom dia!

Poderia postar o link desse de 1p 32a?

Só encontrei de 16a

Oi @Murilo
Só pra não dar confusão pois a conversa tá meio longa…
Está falando deste plug? Pois ele não tem a saída de tomada já pronta. Será necessário colocar nele o resistor já informado e fazer vc mesmo a soldagem dos cabos com saida para seus aparelhos nos pinos L1(Fase) N(Neutro) e PE(Terra) nele para que possa usar.
KOLANKY Type 2 EVSE Female EV Charger Plug IEC 62196 Convertor 16A 32A for Electric Car Vehicle Charging Station - AliExpress
Ao jogar para o carrinho, aparecem diversas opções. 1 delas é Fêmea 1P 32A. Pra mim é o penúltimo da lista:

1 curtida

Obrigado pelo feedback, mas daí já ultrapassou minha capacidade… vou ter que contentar com o de 16 mesmo

Esse seu projeto muito me interessa
Eu moro em um local onde frequentemente ficamos sem energia
O meu sonho de consumo seria um sistema de carga em que se a energia cair durante o carregamento do carro o sistema automaticamente passe a alimentar a casa com a bateria do carro sem precisar trocar o plug
De carregamento pelo plug VtoL
Nos mantenha informados sobre os seus progressos

Eu também Eduardo, mas tem que ter muito cuidado.
Acho que não pode meter o conector no carro e colocar em uma tomada da sua casa e fazer isto sem desligar a energia da rua ou do inversor.