V2L (vehicle to load)

Com certeza não é tão simples assim.
Aqui, no caso, o carro não está conectado diretamente na casa e sim a entrada de gerador do inversor solar hibrido que tem uma entrada específica para isso.
O inversor solar que lida com a lógica de “onde puxar energia”. Se da rede da concessionária, do solar, do banco de baterias ou do gerador(No caso carro)
A baixo custo, o melhor a fazer é ter uma extensão já com o plug Tipo 2 com comprimento suficiente para ligar os aparelhos que serão atendidos pelo carro.
Uma opção intermediária, seria este cabo do carro ir até o quadro e no quadro colocar uma chave seletora para alimentar só os circuitos que seriam atendidos pelo carro. Nunca conectar o carro direto na rede!!

2 curtidas

Meu projeto é o seguinte:

Vou montar no meu quadro de distribuição, um circuito de emergência com iluminação e geladeira
Vou colocar uma chave comutadora específica para fazer a manobra alternando nesse circuito a energia da concessionária ou do carro
Vou colocar ainda IDR,DPS é um medidor de energia
IMG_0760


2 curtidas

Perfeito.
Quando for conectar, se em seu quadro o terra estiver equipotencializado com o neutro, o carro vai desativar.
Ele desarma se o Neutro estiver conectado ao Terra.
Provavelmente vai ter que fazer como fiz. Colocar o terra do carro em uma barra de terra isolada do restante.

Posso deixar o terra do circuito de emergência em aberto?

O dos circuitos é indiferente. Se já estiverem equipotencializados ou não, pode manter.
Nao pode é o pino PE do carro estar conectado ao neutro.
Se em seu quadro ele estiver conectado ao neutro com seu aterramento por ex do tipo TN-S, ele tem que ser separado e aterrado independentemente.

Entendi
Muito obrigado

Ficou perfeito meu nobre. Deu certo.
1 K . 5 % . 2w

Abraço aqui de Passo Fundo RS.

3 curtidas

Muito bom que funcionou!
Importante passar conhecimento adiante.
Pessoal acha que é ciência de foguete.
Só assim vamos popularizar a tecnologia!

3 curtidas

Só por curiosidade… Ele veio em 220 60hz pra ficar igual a sua ai?

Acabei de receber o meu “descarregador” no Aliexpress.
Na hora de retirar o carro, vendi os relatos daqui, pedi para verificar a configuração… estava em 220v/50hz e pedi para mudarem para 110v/60hz.

Alguém sabe se a saída do descarregador um dos conectores é 110v (fase), o outro é o terra (meio) e o outro é o neutro (0v)?

Utilizei um voltímetro e só deu 110v se eu comparava o lado esquerdo e o direito do conector… se comparasse com o terra dava 0v

Depende do tipo de tomada que vc comprou para a saida.
Deveria seguir o padrão da respectiva tomada. Mas para ter certeza, basta medir com o multimetro em modo de continuidade/beep qual pino do plug no lado que vai no carro corresponde ao pino da tomada. Aqui neste post mesmo tem todo este detalhe. É só medir.

1 curtida

Comprei padrão BR…
Estava perguntando isso porque estou estudando uma forma de conectar o carro com o quadro de energia da casa.

Eu tenho uma conexão industrial para conectar o gerador à combustão, mas como a saida do gerador é 220v. Cada pino do plug industrial é uma fase (110v).

Com a saída 110v do carro, imagino que teria que fazer uma derivação da saída fase e conectar em cada um dos pinos do plugue industrial e o neutro ficaria no pino central.

Imagino que com isso os plugues 220v ficariam desligados por serem a mesma fase (ddp=0v) mas funcionariam os circuitos 110v.

Pelo que entendi, seu gerador é trifásico com tensão fase - neutro 127v.
Neste caso sim, no plug que antes utilizava no gerador, basta conectar a saída L1 as 3 fases anteriores e o Neutro no Neutro. PE(Terra) no carro é somente para proteção e não pode estar equipotencializado (conectado ao neutro) no modo V2L pois o inversor do carro desarma.
Recomendo colocar uma barra de terra separada para este fim.
Seria interessante colocar um dispositivo para que possa acompanhar a potência sendo utilizada, pois dependendo do que for usar em casa, pode facilmente passar do limite do carro. Qual era a potencia de seu gerador anterior?

2 curtidas

O gerador é Monofásico 3.3kw.
Sobre o terra pensei em conectar ao barramento terra do quadro do carregador ou no terra do quadro.

Não sei se funcionará pois a minha casa tem terra, mas não sei se existe algum circuito que interligou o terra ao neutro. Só testando. Aparentemente não tem… mas já descobri cada surpresa aqui… um dia achei uma tomada que usava fios de 1,5mm

Desculpe. Ficou confuso. Se ele é monofasico então não tem como ter 110 e 220v.
Sua rede da concessionária de energia é 127 ou 220v entre fase e neutro?
A recomendação é configurar o carro na concessionária BYD de acordo com sua rede pois equipamentos com motor e resistências não são bivolt. O carro possui configuração via ECU que que a concessionária faz via tablet. Maioria dos carros tem vindo no mínimo com a frequência errada em 50hz e no BR somos 60hz. Já teve caso de colega que veio 100v, o meu veio 90v. Outros comentaram que veio 220v…

1 curtida

O meu gerador é semelhante a esse do link… monofasico, mas tem saída 110v/220v.

Aqui em São Paulo recebo duas fases de 127v, mas só uso as duas fases no chuveiro/torneira/forno elétrico… o restante fica com uma das fases e o neutro.

Agora lembrei que posso ter feito besteira… na hora que eu fui receber o carro aproveitei para ajustar a voltagem na hora, mas pedi 110v/60hz (estava 220v/50hz)… será que é muito problema manter em 110v ao invés de 127v?

Não, problema não.
Só é melhor 127 pois é a tensão da rede. No caso de um consumo um pouco maior, a tensão do inversor tende a cair um pouco e para motor, quanto mais próximo da tensão de trabalho que é normalmente 127, melhor.
Nesse caso vai ficar tudo igual ao seu gerador que provavelmente estava setado para 127V.

1 curtida

Eu tb pedi 110V, por precaução. Mas dado alguns relatos aqui de que a tensão de saída tem sido mais baixa de que a nominal, às vezes bem mais baixa, talvez seja melhor subir para 127V. Se bem que, se essa queda de tensão for devido à limitação da potência de saída, ai não deve fazer diferença.

Olá Akornow!

A saída V2L é monofásica?
Se configurar 220v no carro, não terei duas fases de 110v?

Desculpe a curiosidade?
Sobre seu comentário do projeto…
Se a saída é monofásica, pq um conector de 3P (3 fases)?

Olá @Robson
Sim, a saída do V2L é só mono. Quando vi que o Plus tinha carregamento AC Trifásico ficou aquela dúvida se a saída tb não seria, mas não é. Ao menos por enquanto… É provável que o Hardware (Inversor do carro) suporte, mas o firmware não tenha esse recurso.

Sobre a curiosidade, estou fazendo esse projetinho que controla o processo de carga/descarga substituindo o Wallbox, sendo conectado diretamente a entrada de gerador de meu inversor e a rede trifásica, assim podendo carregar próximo dos 9kw (11kw considerando as perdas no inversor do carro). Seria algo semelhante ao PowerWall da Tesla.
Alguns exemplos de projetos de wallbox DIY:
DIY esp32-evse wallbox (youtube.com) Tem os links do projeto na descrição.
Home-made wallbox to charge my electric car! EVSE module, configuration and automations for the single phase or three-phase EV charger - Share your Projects! - Home Assistant Community (home-assistant.io)

1 curtida