Com certeza não é tão simples assim.
Aqui, no caso, o carro não está conectado diretamente na casa e sim a entrada de gerador do inversor solar hibrido que tem uma entrada específica para isso.
O inversor solar que lida com a lógica de “onde puxar energia”. Se da rede da concessionária, do solar, do banco de baterias ou do gerador(No caso carro)
A baixo custo, o melhor a fazer é ter uma extensão já com o plug Tipo 2 com comprimento suficiente para ligar os aparelhos que serão atendidos pelo carro.
Uma opção intermediária, seria este cabo do carro ir até o quadro e no quadro colocar uma chave seletora para alimentar só os circuitos que seriam atendidos pelo carro. Nunca conectar o carro direto na rede!!
Meu projeto é o seguinte:
Vou montar no meu quadro de distribuição, um circuito de emergência com iluminação e geladeira
Vou colocar uma chave comutadora específica para fazer a manobra alternando nesse circuito a energia da concessionária ou do carro
Vou colocar ainda IDR,DPS é um medidor de energia
Perfeito.
Quando for conectar, se em seu quadro o terra estiver equipotencializado com o neutro, o carro vai desativar.
Ele desarma se o Neutro estiver conectado ao Terra.
Provavelmente vai ter que fazer como fiz. Colocar o terra do carro em uma barra de terra isolada do restante.
Posso deixar o terra do circuito de emergência em aberto?
O dos circuitos é indiferente. Se já estiverem equipotencializados ou não, pode manter.
Nao pode é o pino PE do carro estar conectado ao neutro.
Se em seu quadro ele estiver conectado ao neutro com seu aterramento por ex do tipo TN-S, ele tem que ser separado e aterrado independentemente.
Entendi
Muito obrigado
Muito bom que funcionou!
Importante passar conhecimento adiante.
Pessoal acha que é ciência de foguete.
Só assim vamos popularizar a tecnologia!
Só por curiosidade… Ele veio em 220 60hz pra ficar igual a sua ai?
Acabei de receber o meu “descarregador” no Aliexpress.
Na hora de retirar o carro, vendi os relatos daqui, pedi para verificar a configuração… estava em 220v/50hz e pedi para mudarem para 110v/60hz.
Alguém sabe se a saída do descarregador um dos conectores é 110v (fase), o outro é o terra (meio) e o outro é o neutro (0v)?
Utilizei um voltímetro e só deu 110v se eu comparava o lado esquerdo e o direito do conector… se comparasse com o terra dava 0v
Depende do tipo de tomada que vc comprou para a saida.
Deveria seguir o padrão da respectiva tomada. Mas para ter certeza, basta medir com o multimetro em modo de continuidade/beep qual pino do plug no lado que vai no carro corresponde ao pino da tomada. Aqui neste post mesmo tem todo este detalhe. É só medir.
Comprei padrão BR…
Estava perguntando isso porque estou estudando uma forma de conectar o carro com o quadro de energia da casa.
Eu tenho uma conexão industrial para conectar o gerador à combustão, mas como a saida do gerador é 220v. Cada pino do plug industrial é uma fase (110v).
Com a saída 110v do carro, imagino que teria que fazer uma derivação da saída fase e conectar em cada um dos pinos do plugue industrial e o neutro ficaria no pino central.
Imagino que com isso os plugues 220v ficariam desligados por serem a mesma fase (ddp=0v) mas funcionariam os circuitos 110v.
Pelo que entendi, seu gerador é trifásico com tensão fase - neutro 127v.
Neste caso sim, no plug que antes utilizava no gerador, basta conectar a saída L1 as 3 fases anteriores e o Neutro no Neutro. PE(Terra) no carro é somente para proteção e não pode estar equipotencializado (conectado ao neutro) no modo V2L pois o inversor do carro desarma.
Recomendo colocar uma barra de terra separada para este fim.
Seria interessante colocar um dispositivo para que possa acompanhar a potência sendo utilizada, pois dependendo do que for usar em casa, pode facilmente passar do limite do carro. Qual era a potencia de seu gerador anterior?
O gerador é Monofásico 3.3kw.
Sobre o terra pensei em conectar ao barramento terra do quadro do carregador ou no terra do quadro.
Não sei se funcionará pois a minha casa tem terra, mas não sei se existe algum circuito que interligou o terra ao neutro. Só testando. Aparentemente não tem… mas já descobri cada surpresa aqui… um dia achei uma tomada que usava fios de 1,5mm
Desculpe. Ficou confuso. Se ele é monofasico então não tem como ter 110 e 220v.
Sua rede da concessionária de energia é 127 ou 220v entre fase e neutro?
A recomendação é configurar o carro na concessionária BYD de acordo com sua rede pois equipamentos com motor e resistências não são bivolt. O carro possui configuração via ECU que que a concessionária faz via tablet. Maioria dos carros tem vindo no mínimo com a frequência errada em 50hz e no BR somos 60hz. Já teve caso de colega que veio 100v, o meu veio 90v. Outros comentaram que veio 220v…
O meu gerador é semelhante a esse do link… monofasico, mas tem saída 110v/220v.
Aqui em São Paulo recebo duas fases de 127v, mas só uso as duas fases no chuveiro/torneira/forno elétrico… o restante fica com uma das fases e o neutro.
Agora lembrei que posso ter feito besteira… na hora que eu fui receber o carro aproveitei para ajustar a voltagem na hora, mas pedi 110v/60hz (estava 220v/50hz)… será que é muito problema manter em 110v ao invés de 127v?
Não, problema não.
Só é melhor 127 pois é a tensão da rede. No caso de um consumo um pouco maior, a tensão do inversor tende a cair um pouco e para motor, quanto mais próximo da tensão de trabalho que é normalmente 127, melhor.
Nesse caso vai ficar tudo igual ao seu gerador que provavelmente estava setado para 127V.
Eu tb pedi 110V, por precaução. Mas dado alguns relatos aqui de que a tensão de saída tem sido mais baixa de que a nominal, às vezes bem mais baixa, talvez seja melhor subir para 127V. Se bem que, se essa queda de tensão for devido à limitação da potência de saída, ai não deve fazer diferença.
Olá Akornow!
A saída V2L é monofásica?
Se configurar 220v no carro, não terei duas fases de 110v?
Desculpe a curiosidade?
Sobre seu comentário do projeto…
Se a saída é monofásica, pq um conector de 3P (3 fases)?
Olá @Robson
Sim, a saída do V2L é só mono. Quando vi que o Plus tinha carregamento AC Trifásico ficou aquela dúvida se a saída tb não seria, mas não é. Ao menos por enquanto… É provável que o Hardware (Inversor do carro) suporte, mas o firmware não tenha esse recurso.
Sobre a curiosidade, estou fazendo esse projetinho que controla o processo de carga/descarga substituindo o Wallbox, sendo conectado diretamente a entrada de gerador de meu inversor e a rede trifásica, assim podendo carregar próximo dos 9kw (11kw considerando as perdas no inversor do carro). Seria algo semelhante ao PowerWall da Tesla.
Alguns exemplos de projetos de wallbox DIY:
DIY esp32-evse wallbox (youtube.com) Tem os links do projeto na descrição.
Home-made wallbox to charge my electric car! EVSE module, configuration and automations for the single phase or three-phase EV charger - Share your Projects! - Home Assistant Community (home-assistant.io)