Eu também acho que a byd vai ter dificuldade nesse nicho de caminhonete. Os dois perfis de cliente que conheço são os que não querem se preocupar com buraco na estrada e os que usam pra resolver problema da fazenda. Ambos vão nas marcas tradicionais por aqui.
O conjunto pneu+suspensão de qualquer hatch/sedam é sofrido em algumas estradas, é praticamente regra perder pneu em buraco. Então alguns que trabalham em várias cidades procuram carros altos, com pneu largo. O cara do agro tá acostumado a “ir ali” buscar uma peça ou mecânico de implemento agrícola a 300km de distância pra resolver a bronca dele. Enfim, são perfis que não vão conseguir carregar o carro numa tomada durante a rotina. Sei que é plugin, mas iria rodar só com o combustível mesmo nesse contexto que conheço.
Fiz um test-drive da Shark no sábado, só por curiosidade mesmo.
O motor a combustão só carrega a bateria, basicamente é um carro elétrico da BYD bem alto do chão. Suspensão macia, silenciosa e rápida (fiz o 0-100 em 5,3 s). Um ótimo veículo.
Mas achei muito grande para cidade, parar em vaga de shopping vai ser difícil. E o povo do agro, acho que vão ficar nas diesel mesmo.
Também não sei qual o público da Shark, mas se tem gente que compra uma RAM por 500k para rodar na cidade, não sei de nada…
E conversando com a vendedora, ela comentou que uma equipe chinesa foi lá nas concessionárias de Jundiai e testaram várias caminhonetes de várias marcas para comparar com a Shark. Quase não tem pickup na China, esse é um mundo novo para eles.
E nem os chineses tem muita idéia desse mercado, estão trazendo só mil unidades com entrega prevista para dezembro ou janeiro.
Tenho a impressão que maior mercado da Shark vai ser na Austrália, os caras compram muitas pickups e pelos videos (que são muitos e bem detalhados) estão bem empolgados com o fato de ser plugin e principalmente com o V2L com tomadas já instaladas na caçamba.
Vi um vídeo do Opinião Sincera sobre a Shark. O resultado de autonomia dela parece ser decepcionante. A parte elétrica parece ter ajudado pouco e, no final da viagem Goiania → SP, o consumo ficou em torno de 10km/l.
Se por um lado eles não são lá muito conhecidos por testes bem feitos, por outro lado acho que se aproximam demais de usuários comuns.
Pra quem tiver interesse. Eu mesmo vou ver o vídeo todo com mais calma quando tiver tempo.
Complexo, realmente eu acho que é algo que não vai vingar muito mesmo pelo valor, mas veremos.
Quanto ao consumo, não tem muita magica, 430cv mesmo híbrido, consumo está bom, uma rampage r/t 270cv faz 6.5km/l na cidade, um veiculo desse porte com 430cv ia fazer 4km/l na gasolina.
Abrindo um parêntese. Acho surreal a galera que não vai de elétrico mas cai de boa em híbrido. Vai ter para o resto da vida a mesma manutenção do a combustão, com o mesmo risco da bateria do elétrico. Ao meu ver, o pior dos dois mundos em troca de uma economia mediana de combustível que talvez nem pague a diferença de valor do carro…
O mesmo para motor flex. Mais ou menos em duas coisas.
Fecha parêntese.
Pelo que li, precisa de confirmação, a revisão do motor a combustão é por kilometragem virtual (tempo que ficou funcionando) e não pela kilometragem do carro.
Se for assim pode ser interessante, quem usa muito só no elétrico vai ter um tempo maior para fazer a revisão mais cara do motor a combustão.
Se for parar pra pensar esse deveria ser o indicador de revisão de todo motor a combustão.
Se pensar que um motor a combustão com
100.000 km rodados no trânsito de SP girou muito mais do que um motor com a mesma quilometragem na estrada, o desgaste deve ser maior.
A titulo de comparação, o Seal Performance que é vendido no Brasil por 300 mil reais, custa AUD 65.700. Ou seja, na Austrália a Shark é mais barata que o Seal.
Não entendi qual foi a estratégia da BYD com o preço por aqui.
Diferença de volume talvez? Não sei se justificaria tanta diferença, mas pode ser que na Austrália o volume seja grande o suficiente pra possibilitar um custo menor. Ouvi algum canal dizendo que a BYD iria trazer um volume bem pequeno inicialmente.
Ou talvez o Seal que esteja com a margem mais baixa pra ser atrativo?
De qualquer forma, tá com cara de que a precificação vai ter o mesmo destino de Yuan/Song/Megane/2008 e cia.
Obrigado pela dica. Não conhecia o produto. E pra mim também , parece que é o produto ideal. Preciso de uma menor que a Toro , mais próxima da Montana. Não sei se é exatamente o que procuro, mas seria por ai . Valeu .
O Seal importaram ainda com o imposto menor e é 100% elétrico que o imposto é menor ainda, a Shark foi importada depois do aumento de imposto e por ser Híbrida tem uma carga tributária maior ainda. Talvez um pouco seja essa a explicação dos valores.