V2L (vehicle to load)

Medi várias vezes no carro e deu 160Hz e depois medi na tomada e deu 60Hz

@Fersoft a onda senoidal gerada pelo V2L não é pura, ela tem uns “degrauzinhos”.

Muitos multímetros tem dificuldade em medir esse tipo de onda, causando medições incorretas. A onda que sai da tomada é pura, por isso a leitura correta.

Quando precisei, fiz a medição com osciloscópio porque o meu multímetro também não conseguia ler corretamente.


.

1 curtida

Vou levar na BYD para o mecânico ver com o Tablet quanto está configurado.

Ele mediu a tensão corretamente?
Parece medição de harmônica ou ruido.
Normalmente é quando as ponteiras de teste não tão bem fixas no pino da tomada.

Com o OBD conectado eu consigo ver se meu V2L está saindo 220V e 50 ou 60hz?

Pessoal, bom dia. Estou repetindo minha dúvida aqui a pedido de um dos administradores, pois parece ser o tópico mais adequado.

Comprei um plug macho e fêmea na tentativa de criar uma extensão maior para conectar meu Wallbox e meu Dolphin, pois o original do meu Wallbox está muito curto, conforme link abaixo;

Já peguei umas dicas aqui lendo algumas respostas, mas ainda ficou algumas dúvidas ou idéias que tive para tentar suprir esse problema;

Ao receber os produtos pensei que seria mais simples, mas vi que além da fase, neutro e terra tem mais dois conectores, o PP (proximity) e o CP (control point) e uma resistência de 200 ohm (cada conector).

Dúvida 1
Pesquisando alguns videos, um deles informava que não dava para fazer uma extensão usando conectores macho e fêmea, por conta de um “espelhamento” entre os pinos dos conectores e encaixes do wallbox e do carro, mas sinceramente, olhei os encaixes e tomando os devidos cuidados, parece que encaixam normalmente.

Dúvida 2
Essa resistência é conectada em uma ponta no PP e na outra ponta no PE (terra) e o CP é conectado em um pino que independente, correto? Em alguns diagramas o PP, PE e CP se cruzavam e fiquei com essa dúvida se todos eles ficavam conectados no final.

Dúvida 3
Vi vocês comentando sobre resistência de 1000 ohm, 2000 ohm, mas achei estranho que veio nos plugues apenas de 200 ohm. Teria que aumentar?

Dúvida 4
Na conexão direta entre o conector do Wallbox e carro, suponho que já exista um resistor adequado. Mas se eu for colocar esses resistores no macho e fêmea, vou ter um circuito com 3 resistores (dois de 200 ohm), ao invés de apenas 01 do Wallbox. Minha dúvida é se eu poderia ignorar esses resistores e fazer a ligação direta entre os componentes, pois acredito que apenas o resistor do conector do wallbox seria suficiente (ou estou errado?). O esquema seria o descrito abaixo;
L(Wallbox) - L(fêmea) - L (macho) - L(carro)
PE(Wallbox) - PE(fêmea) - PE(macho) - PE(carro)
N(Wallbox) - N(fêmea) - N(macho) - N(carro)
CP(Wallbox) - CP(fêmea) - CP(macho) - CP(carro)
PP(Wallbox) - PP(fêmea) - PP(macho) - PP(carro)

Dúvida 5
Caso não seja possível fazer os esquemas listados anteriormente, fiquei pensando em desmontar o wallbox (byd) e o conector dele para colocar um cabo maior, mas estou com receio de abrir o wallbox e essa ideia, por algum motivo interno do equipamento, não seja possível. Alguém já viu como é a conexão interna do Wallbox da BYD (aquele preto)?

Desde já agradeço.

@Danillo, vamos por partes.
Primeiramente, o que deseja fazer?
Suas perguntas dão a entender que gostaria de juntar as 2 funções (Carga e V2L) em um único cabo. Não seria possível de uma forma simples.
Pergunto, pois são funções distintas uma vez que o Wallbox não é bi direcional.

Só fazer um cabo de carga maior para seu Wallbox ou uma extensão V2L?

No caso de um cabo maior, nem seria necessário mexer nas configurações do seu plug atual. Basta substituir o cabo. Se não me engano ele é um cabo customizado de 3 vias 6mm e 2x 1,5mm para a parte de comunicação. Mantenha igual nas 2 pontas e só…
Só verifique a distancia que vc quer se nao haverá muita perda e aquecimento. Neste caso precisaria trocar as vias de potência por um cabo mais robusto como talvez 10mm.
No caso de uma extensão v2l (descarga), basta seguir o modelo que tem em uma foto aqui:

Os resistores são diferentes para cada funções mesmo.

Então, só preciso de um cabo maior para melhorar a posição do meu carro durante a recarga da bateria dele.

Então pensei em fazer uma extensão com esses dois conectores (macho e fêmea) que comprei, bastando colocar um cabo maior. Então a fêmea eu conectaria no macho do wallbox e na outra ponta da extensão, conectaria o macho na fêmea do carro.

Então bastaria apenas conectar pino com pino, sem resistores no PP-PE da extensão e iria funcionar?

Sim.
No caso de uma extensão basta fazer pino a pino, pois seguem valendo os sinais do plug original.
Não é necessário utilizar os resistores que podem vir junto.
Só tenha cuidado para não inverter os pinos entre o macho e fêmea.

2 curtidas

Fui na BYD hoje e meu carro estava em 220V mas em 50Hz e passei para 60Hz.

2 curtidas

Muito obrigado pelas informações!

Acredito que não… não vi esse parametro no meu aplicativo de obd

Saudações, galera! Tudo bem? Ainda não tenho um BYD, mas depois que descobri este recurso V2L que não existe no meu Jaguar I-Pace 100% elétrico, estou cogitando trocar o Jeep Compass da minha mulher num Dolphin.

Aqui onde moro tem F+F+N. Atualmente tenho um gerador à combustão ligado a uma chave de transferência. Gostaria de saber se é possível extrair FFN (110v cada fase)? Assim eu conseguiria ligar a casa toda.

Obviamente sei das limitações, mas gostaria de deixar com luz em todos os cômodos. Toda vez que acaba a luz eu ligo o gerador e faço os procedimentos padrão (ligar primeiro os equipamentos que mais consomem, como geladeira). Chuveiro, cooktop e microondas ficam com disjuntores desligados.

Só consegue fase neutro
110 ou 220v
Tem que ajustar a tensão desejada na CSS
Eles fazem na hora
Eu criei Um circuito
De emergência em 110 com iluminação e geladeira

2 curtidas

Vc tem equipamentos 220v de até uns 2500W que precisem de F + F?
Pergunto pois se não tiver, basta configurar o carro para 127 e na entrada da chave que atualmente está seu gerador conectar juntas as 2 fases. Ligando desta forma, quando chavear para o carro, terá 127 entre fase e neutro em ambas as fases.

3 curtidas

Acho que entendi seu ponto. O carro entregaria F+N (127V). Na chave de transferência do gerador, onde há F+F+N eu ligaria o Neutro do carro, e a única fase do carro eu iria replicar em forma de “Y” para as duas fases de entrada pra casa, correto? Interessante este pensamento. Não tinha pensado desta forma. Atualmente eu não uso nenhum equipamento 220v com o gerador. Obrigado pela dica!

2 curtidas

@Akornow comprei esse mesmo plug do link q você colocou, ele veio com uma resistencia, sabe informar qual é ? É so usar ela e ja serve como v2l ? Ou preciso comprar uma resistencia extra ?

Bom dia @juniorrn

O que vem com ele é para o plug funcionar como carregador. Para V2L é de 2k ohms.
Acho que não, mas verifique se não é deste valor por acaso.

Bom dia, pessoal! Recentemente eu adquiri um carregador portátil de 32A e também um conector V2L. Testei os equipamentos e estão funcionando perfeitamente, e aí me surgiu uma ideia e eu gostaria de consultar vocês se isso seria possível. Eu uso o Dolphin Plus mais para viajar, principalmente entre RJ e CAMPINAS. Já fiz esse trajeto 4 vezes, o que da 4 mil km. A pergunta é, seria possível usar o carregador portátil, ligado no V2L para fazer chupeta de um VE para outro? Isso seria uma grande ajuda numa emergência para quando alguém descarregar o VE na estrada.

1 curtida

Entendo que sim mas voce teria que ter 2 V2L imagino que a carga seria super lenta, já existem até estes cabos prontos a venda no Aliexpress com as duas pontos Type 2

1 curtida